Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 27 de Abril de 2015 | Horário: 13:50
Compartilhe:

Comunidade do Jardim Flor de Maio faz passeio ao Horto Florestal

Atividade incluiu prática de meditação, relaxamento e visita ao museu da madeira

A atividade começou com a auxiliar de enfermagem, Sumaia de Barros, que formou uma grande roda de alongamentos

Por Monique da Silva Santos

Na última sexta-feira (24/4) ficará na memória dos usuários da Microrregião Jaçanã / Tremembé. Por meio da UBS Jardim Flor de Maio, eles realizaram uma visita ao Parque Horto Florestal (zona Norte). O grupo somou 30 pessoas, entre mulheres, homens, crianças e jovens.

O passeio foi conduzido pela auxiliar de enfermagem Sumaia de Barros, da equipe SOL e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) Cícera de Lima, Maria Cruz e Sebastião Nascimento, da Equipe LUA, com apoio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS).

No início da manhã, os participantes se reuniram na área de piquenique e se organizaram para preparar um café da manhã comunitário, com alimentos trazidos por todos. A atividade começou com a auxiliar de enfermagem, que formou uma grande roda de alongamentos, prática importante na prevenção de lesões e voltada a despertar o corpo para a programação que estaria por vir. O alongamento foi embalado ao som de música relaxante e aproveitado por uma das ACS para proporcionar meditação, ressaltando a importância do viver, do contato com a natureza, do respeito à vida e do amor ao próximo.

Dança circular

Após sessão de cuidado do corpo, João Fava, Gestor Local do PAVS, realizou uma dança circular indígena para dar continuidade à sabedoria da floresta e ao autocuidado. Depois, conduziu o grupo para uma dinâmica de sensibilização com o meio ambiente. Todos seguraram um elemento da natureza (galhos, frutos, folhas, sementes) e fizeram o reconhecimento do objeto de olhos fechados. Em seguida, fizeram uma reflexão sobre a diversidade que encontramos na floresta e como ela interfere diretamente nas nossas relações sociais no dia a dia.

Após a dinâmica de percepção, o grupo fez a trilha do Bugiu, para apreciar as belezas da fauna e flora do parque. Nela, foram identificadas algumas espécies de árvores centenárias e foi ouvido o som de algumas aves durante o percurso. As atividades foram encerradas com uma visita ao museu da madeira Octavio Vecchi, que possui acervo em madeira rico em detalhes, com réplicas perfeitas das sementes, folhas das árvores e xilogravura. Antes de entrar, todos calçaram pantufas, para proteger o piso de madeira cuja idade estima-se ser de 80 anos.

Segundo a auxiliar de enfermagem Sumaia, os usuários ficaram deslumbrados com o museu - muitos nunca tinham visitado um. Ela declarou que o passeio foi muito marcante, pois envolveu saúde, meio ambiente e cultura em um único momento e espaço, dando oportunidade a todos de conhecer sua própria região como uma nova opção de lazer e aprendizado através da contemplação ambiental e benefícios ligados à saúde.
 

collections
Galeria de imagens