Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 5 de Maio de 2015 | Horário: 13:35
Compartilhe:

Uso racional da água é foco de ações de unidades da zona Sul

Equipamentos promovem atividades de conscientização com população

Por Felipe Aires

A escassez de água em São Paulo tem incentivado a adoção de novos hábitos de consumo e medidas para evitar o desperdício. Para ajudar a população nesta tarefa, as Unidades Básicas de Saúde da zona Sul têm promovido diversas atividades educativas junto à população.

Em março, a UBS Alto do Umuarama (Campo Limpo), juntamente com a NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) da unidade realizou uma caminhada no bairro. O percurso foi feito até uma nascente que existe na área de abrangência da unidade. “O problema da falta d’água sempre existiu no Brasil, mas tornou-se problema nacional quando atingiu a região Sudeste. Damos dicas de economia de água, falamos sobre os desafios que as próximas gerações enfrentarão, sobre o desmatamento da Amazônia e o impacto no regime de chuvas na região Sudeste. Também orientamos sobre a reutilização do recurso (água)” disse Júlio Viana, Agente de Promoção Ambiental.

O grupo de “Práticas Corporais” da unidade abordou ainda as questões ambientais, incluindo o cuidado com o lixo e com a dengue. O grupo aproveitou pra lembrar que o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, também é o responsável por transmitir a Chikunguya.

OUTRAS AÇÕES

Outras ações foram voltadas para três eixos temáticos: uso racional e economia de água; armazenamento seguro de água de reuso e combate à dengue vem acontecendo durante todo o ano em diversas unidades.

As ações são realizadas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família, com o apoio dos Agentes de Promoção Ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), dos Agentes de Zoonoses e demais profissionais atuantes nas Unidades Básicas de Saúde.

UBS Arrastão (STS Campo Limpo)

Em um dos encontros do Grupo Idoso Ativo da UBS Arrastão, a equipe do PAVS promoveu uma intervenção chamada “Orientações para o armazenamento seguro da água”. A unidade também organizou palestra sobre água para as famílias do Projeto Arrastão. Também foram dadas orientações sobre economia de água e reaproveitamento com cisternas.

UBS Parque Regina (STS Campo Limpo)

A unidade promoveu ações de sensibilização junto aos colaboradores e usuários para falar sobre a importância da economia de água. Além das orientações, a UBS adotou uma medida simples para economizar: nas torneiras da unidade foram colocadas abraçadeiras de nylon para reduzir o tempo de saída da água de 8 segundos para aproximadamente 3 segundos.

UBS Vargem Grande (STS Parelheiros)

Em fevereiro, a Unidade realizou 15 Visitas Domiciliares Ambientais com o tema Combate à Dengue. A comunidade foi orientada sobre o combate de criadouros de dengue e a importância de armazenar água de forma segura e protegida.

Supervisões de Saúde

Algumas UBS da Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro, como Cantinho do Céu, Parque Cocaia, Chácara Santo Amaro, Jardim Eliane, Alcina Pimentel Piza e Gaivotas, realizaram ações em 2014 e seguem fazendo em 2015.

Já a Supervisão Técnica de Saúde M’Boi Mirim, através das UBS Jardim Celeste, Vila das Belezas e Horizonte Azul, abordou temas como ciclo da água; escassez da água; economia da água e poluição da água.

 

collections
Galeria de imagens