Secretaria Municipal da Saúde
Cantinho da Vovó revela benefícios das ervas caseiras
Usuários experimentam patê feito de orégano fresco e chá de tomilho
Por William Amorim
A UBS Barragem (Parelheiros) promove, mensalmente, o “Cantinho da Vovó”. Trata-se de um projeto do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) que busca incentivar os usuários a utilizar ervas e temperos cultivados em casa, no preparo das refeições, e a fazer do cultivo das plantas uma terapia contra a solidão e o estresse. No último dia 10 de abril o tema abordado foi orégano e tomilho. O próximo encontro acontecerá nesta sexta-feira (8/5), às 10h30, e terá como tema os óleos aromáticos.
Na oficina, para incentivar a população a ter em casa um espaço verde, são distribuídas mudas e ensinado a forma certa de secar e armazenar as ervas. Os participantes são orientados sobre o uso dessas plantas tanto na culinária - como na preparação de chá e patê -, quanto no uso terapêutico.
O encontro de sexta-feira será realizado pela Agente de Promoção Ambiental (APA) Vanessa Ferreira, pela farmacêutica Sãhmia Eithenaei e pela gestora do PAVS Neusi Rolim.
Vivian de Andrade Santos, gerente da unidade, frisa a importância de as pessoas terem acesso a este tipo de conhecimento. “Esperamos criar na população o hábito do uso da erva fresca na alimentação, diminuindo assim o uso de temperos prontos, um aproveitamento melhor dos alimentos e também que o contato com a jardinagem funcione como uma terapia”, explica Vivian.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk