Secretaria Municipal da Saúde
Oftalmologista é aliado da saúde ocular
Por Felipe Aires
O oftalmologista é o médico especialista em olhos. Ele estuda, diagnostica e trata doenças oculares. É o profissional responsável pelo atendimento, prevenção e estabelecimento de normas para a proteção da saúde ocular. Nesta quinta-feira (7/5) foi comemorado o Dia do Oftalmologista.
Leonardo Da Vinci, pintor renascentista conhecido pelo quadro da Monalisa, dizia que “os olhos são as janelas da alma e o espelho do mundo”. Seja como for, o cuidado com os olhos deve ser constante.
A visita ao oftalmologista deve ser feita, pelo menos, uma vez por ano. A infância e adolescência são os períodos onde as doenças dos olhos normalmente surgem. Após os 40 anos, também ficamos mais sujeitos aos problemas oculares. Por isso, os cuidados com a saúde devem ser intensificados.
“A acuidade visual e a necessidade do uso de óculos é verificada ainda na infância. Após os 40 anos, torna-se mais comum usar óculos para perto, já que a vista já está mais cansada (presbiopia). O teste de fundo-de-olho é feito para diabéticos e é medida de rotina de pressão intraocular para detecção precoce de glaucoma. A partir dos 60 anos surgem as cataratas e degenerações de retina, que são diagnosticadas na consulta de rotina”, afirma Jorge Wilson Nogueira Neves, médico especialista da regulação da Coordenadoria Regional de Saúde Sul.
Catarata
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 51% dos casos de cegueira no mundo são provocados pela catarata. Isso representa cerca de 20 milhões de pessoas. Ao contrário do que muitos pensam, a doença pode aparecer em qualquer idade. Neves afirma que, no nascimento, é importante o Teste do Reflexo Vermelho, que detecta patologias como catarata congênita, infecções congênitas e até câncer.
Quem tem catarata, passa a enxergar turvo, como se a visão estivesse nublada. Isso acarreta numa dificuldade para ler, dirigir e até mesmo interpretar as expressões das pessoas.
“Apesar do alto número de pessoas com catarata, da estimativa de vida estar cada vez maior e isso tender a surgir cada vez mais casos da doença. Atualmente as cirurgias estão muito menos invasivas e permitem uma recuperação mais rápida do paciente”, disse o médico.
Além da catarata, durante o ano ocorrem as conjuntivites virais, que são mais frequentes no verão, e as alergias oculares, nas outras estações.
Atenção redobrada
Quem tem diabetes, pressão alta, histórico de glaucoma na família ou outras doenças oculares, tem que redobrar os cuidados. Se possível, deve se consultar com um especialista com maior frequência. “É um acompanhamento que deve ser feito para melhorar a qualidade de vida mesmo”, explica Neves.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk