Secretaria Municipal da Saúde
Seminário aborda enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
Por Cecília Figueiredo
Nesta quinta-feira (14/05), a partir das 8h, será realizado o II Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, no CEU Curuçá (Itaim Paulista). O evento, que celebrará o 18 de maio - Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças - tem apoio da Subprefeitura do Itaim Paulista, Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente, conselhos tutelares, Coordenadoria Regional de Saúde Leste, Supervisão Técnica de Saúde Itaim Paulista, entidades e secretarias municipais e estaduais.
O seminário integra a mobilização da campanha nacional “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, iniciada a cada 18 de maio pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). O objetivo do evento é mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Entre os convidados ao seminário, para abordar o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, nas suas várias dimensões e ambientes, estão o psicólogo e advogado Edson Felix de Pontes, membro do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo e chefe do Departamento de Ações Coletivas da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE); o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Estado de São Paulo (Condeca), Haroldo Tani; o coordenador-geral do Programa de Fortalecimento do Sistema de Garantia da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Marcelo Nascimento; a coordenadora da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Fabiana de Gouveia Pereira e o diretor da SaferNet Brasil (ONG que atua na pesquisa e prevenção a crimes de internet), Rodrigo Nejm.
Sequestro de menina deu origem à data
No dia 18 de maio de 1973 Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo foi localizado seis dias depois, carbonizado. Os assassinos, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A tragédia deu margem à instituição do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes mantém viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk