Secretaria Municipal da Saúde
Prefeito e secretário visitam obras do Hospital Dia da Rede Hora Certa Pedreira e UBS Integral Jardim Miriam I
Hospital Dia da Rede Hora Certa Pedreira terá ampliação de 878,73 m2
Por Beatriz Prado
Fotos: Edson Hatakeyama
O prefeito Fernando Haddad e o secretário da Saúde José de Filippi Jr. vistoriaram, na manhã desta terça-feira (02/06), as obras de readequação da UBS Integral Jardim Miriam I e do Hospital Dia da Rede Hora certa Pedreira (zona Sul). Com investimento inicial de R$ 5,6 milhões, as reestruturações dos dois prédios fazem parte do Programa de Metas do município para o período de 2013-2016 e irão ampliar e qualificar o acesso aos serviços públicos.
Durante a passagem pela UBS Integral Jardim Miriam I foram vistoriadas as intervenções realizadas na unidade, como pintura do prédio, troca do telhado, reforma dos banheiros e consultórios e a instalação da sala de emergência. Filippi frisou a importância da integralidade para o pleno funcionamento da unidade. “A UBS integral não é uma negação da AMA, mas sim trazer para dentro da UBS a qualidade que a AMA tem, que é garantir acesso ao atendimento médico na hora que a pessoa precisa. A UBS Integral é dois em um. O que era AMA, nós chamamos de demanda espontânea”, explicou.
‘Tudo muito limpo e organizado’
Leocádia da Silva Rosa é uma antiga moradora do Jardim Miriam. Atualmente ela vive no Triângulo Mineiro, mas retornou à capital paulista para acompanhar o filho, que passou por cirurgia de apendicite. Após uma crise de hipertensão, a dona de casa precisou de atendimento médico e recorreu à UBS Integral Jardim Miriam I. Aprovou o que viu. “A unidade está muito diferente, tudo muito limpo e organizado e o atendimento também foi rápido. Estava com a pressão alta e fui medicada, agora estou aguardando o retorno com o médico”, disse Leocádia.
Com a mudança para o modelo de UBS Integral, o atendimento realizado para munícipes como Leocádia será registrado no histórico da paciente e poderá ser consultado no futuro. Os dois serviços unificados fazem com que o prontuário médico esteja sempre atualizado com as informações do atendimento agendado, antes realizadas na UBS, e as consultas espontâneas, que aconteciam na AMA. A observação de queixas antigas de dor de cabeça, hipertensão ou diabetes darão suporte aos profissionais médicos para o entendimento do quadro clínico e atendimento terapêutico.
Elias José de Souza também é usuário da UBS Integral Jardim Miriam I e elogiou a integração da UBS. “O atendimento é muito bom, pois essa já é a quarta consulta que tenho agendada e percebo que, com a integração da AMA e da UBS, o atendimento é mais rápido. No momento a única dificuldade que tenho é para consulta com o otorrinolaringologista”, explicou Souza.
UBS Integral Jardim Miriam I recebeu pintura do prédio, troca do telhado, reforma dos banheiros e consultórios, e a instalação da sala de emergência
Hospital Dia Hora Certa Pedreira
O Hospital Dia Hora Certa Pedreira está em fase final de readequação. A unidade garantirá o atendimento de usuários como Elias, à espera de consulta com otorrinolaringologista, e pacientes indicados para as especialidades de endocrinologia, neurologia, ortopedia, dermatologia, oftalmologia, ginecologia.
Com investimento de R$ 4.187.875,00, o Ambulatório de Especialidades César Antunes da Rocha (AE Pedreira), passa por reestruturação para abrigar as instalações do Hospital Dia Hora Certa Pedreira e do Centro Especializado de Reabilitação. A implementação de dois centros cirúrgicos garantirá a realização procedimentos como cirurgias de proctologia, vascular, oftálmica, ginecológicas, otorrinolaringológica e ortopédica.
O município já conta com 8 unidades de Hospital Dia Hora Certa, que realizam atendimento clínico, terapêutico e cirúrgico de média complexidade. Criado em 2013, os equipamentos atuam com a redução do tempo de espera e atendimento qualificado para a redução de filas de atendimento especializado.
Hospital Vila Santa Catarina
Nesta terça-feira Haddad e Filippi também anunciaram a abertura de 38 leitos clínicos no Hospital Vila Santa Catarina (antigo Hospital Santa Marina) para início de atendimento no início de julho. O prefeito destacou os esforços para a reabertura da unidade privada em atendimento 100% SUS, através de parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. “A Unidade de Pronto Atendimento já está em funcionamento desde janeiro e, até outubro, a unidade deve funcionar com 100% de capacidade em 260 leitos”, afirmou Haddad.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk