Secretaria Municipal da Saúde
Vêm aí os arraiais da zona Leste
Por Cecília Figueiredo e Vanessa Santos
Junho é mês de festa popular; de festa junina e, em várias unidades de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Leste, está programado um arraial para festejar a alegria, a cultura popular e para confraternizar.
No CAPS II Adulto Cidade Tiradentes a comemoração será na próxima sexta-feira (26/6). No mesmo dia o Cecco Ermelino Matarazzo celebra o São João com muitos comes, bebes e danças populares. Em Itaquera, também na sexta-feira, a equipe do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) da UBS Nossa Senhora do Carmo trará música ao vivo para o arraial de São João. Já na terça-feira (30/6) é a vez do CAPS São Miguel agitar a comunidade nordestina com muita alegria.
Nos eventos não vão faltar brincadeiras típicas: quadrilha, casamento e muito forró. Portanto, o convite é para toda a comunidade, usuários dos serviços, familiares e quem quiser conferir como funcionam os serviços de saúde da Prefeitura de São Paulo na região Leste.
Um pouco da história da Festa Junina
Na sua essência, são festas multiculturais, embora o formato adotado atualmente carregue fortes traços das festas dos santos populares em Portugal: Festa de Santo Antônio, Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo, principalmente.
A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo, reco-reco etc.) estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e encontradas no modo de vestir caipirado Brasil e de Portugal.
Dança e decoração - Da mesma forma, as decorações com que se enfeitam os arraiais, dança de fitas típicas, enfim uma série de similaridades das festas juninas no Brasil indicam que são originárias da Península Ibérica (Portugal e Espanha). No entanto, aqui ganhou cores e danças pela cultura nordestina do forró, conhecido como "pé de serra" nos dias de comemoração junina.
Comidas - A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João Batista, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica, a pamonha, o curau, o milho cozido, a pipoca e o bolo de milho. Também pratos típicos das festas são o arroz-doce, a broa de milho, a cocada, o bom-bocado, o quentão, o vinho quente, o pé-de-moleque, a batata-doce, o bolo de amendoim, o bolo de pinhão etc.
Arraial - O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos. Um largo espaço ao ar livre cercado ou não e onde barracas são erguidas unicamente para o evento, ou um galpão já existente com dependências já construídas e adaptadas para a festa. Geralmente, o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. Nos arraiais, acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos matutos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk