Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 25 de Junho de 2015 | Horário: 17:24
Compartilhe:

SAMU-SP inaugura Base operacional no corredor Norte-Sul

Base de número 68 vai otimizar o tempo-resposta das ocorrências da região

Secretário municipal da Saúde, José de Filippi Junior, e o presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Roberto Braguim, assinaram o Termo de Permissão de Uso de Área da Base Descentralizada do SAMU-SP

 

Texto e fotos: Patrícia Pasquini

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) inaugurou, nesta quinta-feira (25), uma Base operacional no Tribunal de Contas do Município (TCM), região Sul da cidade. O secretário municipal da Saúde, José de Filippi Junior, e o presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Roberto Braguim, assinaram o Termo de Permissão de Uso de Área da Base Descentralizada do SAMU-SP durante cerimônia realizada no TCM.

A Base conta com uma equipe de Suporte Básico de Vida (um profissional de enfermagem e o condutor), que opera diariamente, das 7h às 19h. Filippi disse que a região da nova base é bastante demandada quando se fala em atendimento pré-hospitalar. “É uma importante via de trânsito e palco de acidentes. Na região também há muitos casos clínicos. Nós pretendemos colocar na Base TCM uma unidade avançada, que garante a presença de um médico, e duas motolâncias“, afirmou o secretário.


Secretário municipal da Saúde, José de Filippi Junior, o presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Roberto Braguim, coordenador do COMURGE, Marcelo Takano, os conselheiros do TCM e a equipe do SAMU-SP

 

‘Serviço de altíssima qualidade’

O TCM considera a base do SAMU uma contribuição de responsabilidade social com o Município. “Queremos oferecer à população que transita no corredor das avenidas 23 de Maio e Rubem Berta um serviço de altíssima qualidade e importância como o SAMU”, explica Braguim.

Com a implantação da Base, o SAMU-SP vai otimizar o tempo-resposta do atendimento das ocorrências na Avenida 23 de Maio, que é uma das principais vias de acesso a importantes hospitais da cidade. “O SAMU-SP busca implantar bases nas vias de maior movimento para facilitar o atendimento a acidentes de trânsito e casos clínicos, o que impacta diretamente no tempo de recuperação da vítima e rapidez na liberação da pista”, afirma Carlos Kajimoto, coordenador do SAMU-SP.

Segundo um ranking da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sobre 50 avenidas e ruas com mais acidentes de trânsito fatais em 2014, as avenidas 23 de Maio e Washington Luís ocuparam o 35º e 36º lugares, respectivamente – foram cinco mortes em cada uma.

 

collections
Galeria de imagens