Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 1 de Julho de 2015 | Horário: 16:47
Compartilhe:

Secretaria oferece teste de HIV para população LGBT em Unidade Móvel de Cidadania

Testagem será feita em unidade montada no Largo do Arouche

Por Beatriz Prado

Nesta quinta-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de DST/Aids, dará início à realização de teste de fluído oral para diagnóstico de  HIV, para a população LGBT, na Unidade Móvel de Cidadania. Instalada no Largo do Arouche, a unidade, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, atua no apoio e em atenção às vítimas de homofobia e em situação de vulnerabilidade social. Além da realização do teste rápido, os usuários terão acesso a preservativos masculino e feminino, gel lubrificante, orientação para práticas preventivas e encaminhamento para atendimento especializado, em casos de resultado positivo.

A parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania permite a oferta da testagem em campo. Estudo realizado pela SMS e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), entre 2013 e 2014, observou as práticas e comportamentos sexuais da população de São Paulo. A maior incidência de exposição ao vírus da Aidsrecai sobrejovens homossexuais. A região do Largo do Arouche é considerada estratégica, pois concentra grande movimentação do público LGBT, que em parte se concentra em bares, boates e saunas do entorno do largo.

O teste de fluído oral será realizado na unidade móvel de quinta-feira a domingo, das 18h às 23h. O resultado sai em 30 minutos. Para Ana Lúcia Spiassi,consultora técnica do Programa Municipal de DST/Aids, a testagem em espaços comunitários é importante para o alcance da população que não utiliza unidades de saúde e está em situação de vulnerabilidade. “No contexto de epidemia concentrada e com a identificação da população chave, a oferta exclusiva de exames no serviço público de saúde não é suficiente. A estratégia adotada no Brasil, e em diversos países, é a realização da testagem em campo; por isso, a parceria é extremamente importante”, disse Ana Lúcia.

Tá na mão

Lançado na última Parada Gay, o aplicativo “Tá na mão” oferece aos usuários de tablets e smartfones de plataforma Android um guia completo com informações sobre os serviços de atendimento especializado em DST/Aids no município. Dentre as novidades, o destaque vai para a calculadora que avalia o risco de infecção com base nos comportamentos relatados e a indicação do GPS, com a indicação dos endereços mais próximos para o início do tratamento.

Locais de atendimento no município

collections
Galeria de imagens