Secretaria Municipal da Saúde
Saúde incentiva educação ambiental em escolas da região Norte
Por Talita Coutinho
A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte)desenvolve o projeto Aprendendo os 5Rs: Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar. O objetivo é melhorar a situação do descarte incorreto de resíduos no bairro. Estas ações educativas,com crianças e adultos, são preconizadas pelo Programa de Saúde na Escola (PSE) para promover a saúde ambiental e a discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável na comunidade escolar. O projeto é feito com a parceria da equipe PAVS da Supervisão Técnica de Saúde da Freguesia do Ó/ Brasilândia.
Estão envolvidas no projeto as UBS Vila Penteado, UBS Dr. Augusto LeopoldoAyrosa Galvão, UBS Jardim Icaraí e três escolas. Os alunos do 5º, 6º e 7º ano das escolas EMEF Theo Dutra, EMEF Desembargador Sebastião Nogueira e EMEF Senador Milton Campos participam das atividades educativas. Até junho foram realizadas 50 aulas, ou ações, com 670 crianças.
Marília Arruda Muller, pediatra e responsável pelo PSE na CRS Norte ressalta a importância das atividades. “Ações educativas relacionadas ao meio ambiente são imprescindíveis para a construção de conceitos que irão contribuir para educação ambiental e promoção de saúde. Elas têm como objetivo manter e criar espaços saudáveis e sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.
Parceria
O projeto conta com a colaboração da INOVA (empresa de limpeza urbana) e do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que fornece o apoio técnico de um profissional agrônomo e de estagiários que colaboram na condução das atividades práticas. O término das atividades está previsto para novembro de 2015, com a formatura dos alunos participantes e formação dos Agentes Mirins de Promoção Ambiental. Eles continuarão a realizar encontros nas UBS para ações de meio ambiente e exercícios de cidadania na comunidade local, juntamente com a Inova, DGD e PAVS.
“O cuidado com o meio ambiente depende de conscientização e educação continuada de todos os membros da sociedade. Para que ocorram mudanças de hábitos já instituídos pela população é preciso ensinar, desde cedo, as crianças a cuidarem melhor do meio ambiente e da saúde por meio do desenvolvimento de ações integradas de educação ambiental e saúde”, explica CamilaNali, gestora do PAVS na CRS NORTE.
Arte e conscientização
Além das intervenções nas escolas, estão sendo realizados eventos intersetoriais na comunidade junto à Subprefeitura da Freguesia do Ó/Brasilândia, SUVIS, DRE, Defesa civil, escolas, INOVA, LOGA, DGD/SVMA, Rede Noroeste, CET, GCM, PM, Poupatempo, CAT.
O primeiro evento ocorreu na área da Escola Milton Campos, quando da comemoração dos 68 anos da Vila Brasilândia. Houve a construção de canteiros com pneus na escola, grafitagem no muro com orientações sobre o descarte correto de resíduos, apresentações do picadeiro Cultural e de bandas locais, exposição de animais sinantrópicos, dinâmicas ambientais, aferição de pressão e dextro, orientação e atividades lúdicas para prevenção da dengue ea presença do ECOMÓVEL da LOGA, para ajudar na sensibilização sobre o descarte de lixo na área de abrangência da escola.
“Percebeu-se bastante interesse das crianças, que participaram ativamente das aulas, dos plantios e da confecção de materiais educativos, contribuindo com a concretização do sonho de manter a área limpa. A quantidade de lixo em frente à Escola Milton Campos diminuiu consideravelmente, pois as pessoas passaram a colocar o lixo doméstico em frente às suas residências ou às vielas, no dia da coleta. As parcerias estão tomando uma forma interessante, pois o projeto está se expandindo ao restante da região da Freguesia do Ó e Brasilândia”, afirma Alessandra Ferrareto, gestora local do PAVS/ASF.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk