Secretaria Municipal da Saúde
Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro e Cidade Ademar realiza Fórum de Cultura e de Paz e Prevenção de Violência
Por Felipe Aires
No dia 11 de Junho, no auditório da sede da OS Santa Catarina, a Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro e Cidade Ademar realizou o “Fórum de Cultura de Paz e Prevenção de Violência de Santo Amaro e Cidade Ademar” - Área da Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência. O encontro contou com representantes dos Núcleos de Prevenção de Violência - NPVs, de todas as Unidades de Saúde da STS SACA. Participaram cerca de 60 pessoas.
Marisa Klemenc, interlocutora da Área Técnica, abordou brevemente o histórico da implantação da Atenção às Pessoas em Situação de Violência no território. “As discussões sobre o tema, na verdade, foram iniciados com os Fóruns em 2009 e culminaram com as discussões do Documento Norteador dos Núcleos de Prevenção de Violência – NPVs – da SMS em 2012” disse a interlocutora.
Os Núcleos possuem cerca de três a quatro profissionais das unidades. Eles têm o papel de contribuir para um olhar mais apurado às situações de violência e que estão sujeitos os usuários dos serviços. “Os demais profissionais das unidades encaram o Núcleo como referência, contribuindo para o acolhimento e acompanhamento mais adequado e humanizado das pessoas vítimas de violência e para ações de Cultura de Paz” afirmou Marisa.
Desde a implantação dos Núcleos, em 2012, as notificações de casos de violência tornaram-se crescentes. Os dados da SUVIS da região mostram o aumento das notificações dos casos de Violência e Acidentes desde o início dos Fóruns, antes da discussão do tema praticamente não existiam notificações.
Troca de experiências
“O encontro foi muito proveitoso, pois houve a oportunidade de troca de experiências entre os serviços. Notou-se o amadurecimento das equipes multiprofissionais que integram as unidades de saúde da região de Santo Amaro e Cidade Ademar em relação ao olhar para pessoas vitimas de violência.” afirmou Munira Simões Aiex, supervisora de serviços sociais da OS Santa Catarina.
Os Núcleos desenvolvem quase 60 atividades diversas, que vão do acolhimento e acompanhamento dos casos às atividades de Cultura de Paz como grupos, com a população mais vulnerável à situação de violência, crianças, mulheres e idosos; e grupos de Práticas Integrativas de Saúde. As atividades envolvem também a população em geral, como forma de prevenção e promoção à saúde e podem contar com a participação de outros setores como Educação e Assistência Social, dentre outros.
Durante o Fórum, como exemplo destas atividades, foram apresentadas sete experiências exitosas: CAPS Álcool e Drogas de Santo Amaro, UBS e AMA Vila Missionária, UBS Jd Umuarama, UBS Mar Paulista, UBS Vila Aparecida, UBS Vila Guacuri e UBS Pq. Doroteia.
Elaine Aparecida Lorenzato, interlocutora da Área Técnica,fez uma discussão sobre o olhar para as questões da violência e trouxe a relevância da área dentro das propostas de atenção à saúde em SMS.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk