Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 15 de Julho de 2015 | Horário: 16:45
Compartilhe:

Programa De Braços Abertos recebe artista plástico Eduardo Kobra

Uma das telas pintadas em parceria com beneficiários será leiloada e terá renda revertida às oficinas de arte do programa

Texto e fotos: Patrícia Pasquini

A Cracolândia amanheceu com riscos e cores diferentes. E uma feliz coincidência. O orientador socioeducativo do Programa De Braços Abertos, Moisés Mateus dos Santos, reconheceu e recepcionou nesta terça-feira (14) o artista plástico muralista Kobra. Dono de fama internacional, o artista grafitava uma tela na Rua Helvétia, ao lado da tenda do programa. Há 20 anos, Eduardo Kobra frequentava as oficinas de Hip Hop, Rap, Arte e Grafite no Centro Cultural Acervo da Memória do Viver Afro Brasileiro Caio Egydio de Souza Aranha, no Jabaquara. “Tenho o primeiro painel feito pelo Kobra. Eu não imaginava que um dia ele estaria aqui ajudando nosso projeto”, disse Moisés.

O Programa De Braços Abertos foi o primeiro escolhido por Kobra para expor as telas do projeto “São Paulo: Uma Realidade Aumentada”. A exposição, até então criada e vista somente em Roma, na Itália, visa proporcionar uma reflexão sobre os locais da cidade onde há muito preconceito. “Vou doar um pouco da minha arte e do que eu sou, porque sei que aqui há muitos artistas com potencial. A realidade é difícil, mas reversível”, afirmou o artista.

Kobra não é o único que acredita na recuperação através da arte. Membro da sua equipe há 10 anos, o artista plástico Marcos Rafael já viveu o lado sombrio das drogas durante 17 anos. “Fui resgatado pela arte. Preenchi o meu vazio com a arte. Aprendi que por cada local que passamos levamos também a alegria e esperança”, diz Marcos. Ambos foram apresentados por um amigo em comum. Hoje são parceiros na vida.

Madre Tereza, Lennon e Mandela

Para a exposição – a primeira e considerada mais especial pelo Eduardo Kobra – o artista levou 10 painéis com retratos de personalidades como a Madre Tereza de Calcutá, John Lennon e Nelson Mandela. Outros dois foram pintados com o auxílio dos beneficiários do De Braços Abertos. O primeiro teve a participação de cerca de 40 pessoas e ganhou de Kobra um significado especial. “Simboliza as emoções”, explica Eduardo. O outro – que irá a leilão – mostra o desejo de liberdade, com o rompimento de uma corrente que prende dois braços. “Através da arte, a liberdade”, completa o artista.

O leilão acontecerá no próximo dia 27, na Galeria Victor Hugo, em Higienópolis. A verba será revertida às oficinas de arte do Programa De Braços Abertos. O outro mural ficará exposto no estúdio do artista.

A exposição “São Paulo: Uma Realidade Aumentada” será exclusiva em cada local que o artista visitará. Os painéis serão grafitados de acordo com as características da região. O artista também passará pela Avenida Paulista, pelos bairros de Paraisópolis, Capão Redondo e em alguns locais das regiões Leste e Centro.

collections
Galeria de imagens