Secretaria Municipal da Saúde
Comunidade Jardim das Camélias promove caminhada pela paz e fim da violência
Objetivo da caminhada foi o de informar a população sobre furtos da fiação elétrica nos equipamentos públicos e reivindicar mais segurança para a região
Texto e fotos por Vanessa Santos
Aproximadamente 100 pessoas, entre representantes da Coordenadoria Regional Leste (CRSL), Supervisão Técnica de Saúde de São Miguel, Conselheiros de Saúde, estudantes e moradores participaram, na tarde de sexta-feira (17), da Caminhada pela Paz e Segurança no Jardim das Camélias.
O objetivo da ação, organizada pelo conselho gestor da UBS e comunidade, com apoio do conselho local da unidade, foi informar a comunidade sobre três furtos da fiação elétrica ocorridos em 15 dias, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Camélias, além de reivindicar mais segurança para a região. A manifestação contou com apoio de carro de som e a participação de trabalhadores da saúde, estudantes da E.E. Luigi Pirandello e do Centro Educacional Comunitário da Criança e do Adolescente Ademir de Almeida Lemos.
“Resolvemos ir às ruas para alertar a população sobre os atos de vandalismo ocorridos na unidade”, explica a gerente da UBS Jardim das Camélias, Isabel B. Terra. A gestora acrescentou também o prejuízo causado à comunidade. “É importante enfatizar que esse tipo de vandalismo compromete o andamento do serviço e o atendimento prestado aos pacientes”.
O aposentado José Maldonado, de 63 anos, que também participou da atividade, defendeu segurança noturna no serviço de saúde.
O conselheiro de Saúde da Sociedade Jardim das Camélias, José Nogueira, alerta para o risco de prejuízo aos medicamentos armazenados sob refrigeração.
Segundo a presidente do Centro Educacional, Maria Inês Silva, a creche do Parque Cruzeiro também foi vítima de quatro tentativas de furto da fiação elétrica. “Essa manifestação é um movimento para todos, principalmente para o bairro. Estimula as crianças a participarem mais, mostrarem suas posições e, consequentemente, irem reforçando o senso de cidadania”.
Paz e segurança
Partindo da UBS, por volta das 15h30, a caminhada seguiu pela Rua Lírio da Serra percorrendo várias vias públicas até 16h40, com faixas, cartazes e apitos para chamar pra rua quem estava dentro de casa e a atenção dos transeuntes.
“Caminhada pela paz, saúde, segurança, justiça e respeito” e “Queremos paz, não violência”, diziam alguns dos cartazes levados por mulheres, homens e crianças como Beatriz da Silva, de 9 anos, moradora do bairro e estudante da terceira série da E.E. Luigi Prandello, que fez questão de participar da atividade, mesmo com o sobe e desce das ladeiras do bairro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk