Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 18 de Agosto de 2015 | Horário: 14:08
Compartilhe:

Região Oeste faz roda de conversa com psiquiatra Paulo Amarante

Evento faz parte do Projeto Rede Sampa

A partir da esquerda, o psiquiatra Paulo Amarante, a coordenadora adjunta da CRS Oeste, Maria Cecília Galletti e a coordenadora do Plano de Educação Permanente para o Projeto Rede Sampa, Christiane Mery Costa durante a roda de conversa

 

Por Cristiane Guterres

No último dia 6, quinta-feira, a Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) promoveu roda de conversa da Área de Atenção à Saúde Mental do Adulto e às Situações de Crise. Foi discutido o tema do próximo curso do Projeto Rede Sampa, intitulado “Manejo e conceituação ampliada de crise em saúde mental”, promovido pela área de atuação do psiquiatra Paulo Amarante. A atividade teve intermediação da Área Técnica de Saúde Mental em parceria com a Escola Municipal de Saúde (EMS).

O encontro começou com a apresentação de Maria Cecília Galletti, coordenadora adjunta da CRS Oeste. Ela apontou as características da rede de saúde mental e mostrou a configuração dos serviços. Salientou ainda a importância da capacitação para o desenvolvimento dos profissionais de saúde mental da região.

Paulo Amarante - um dos pioneiros na luta antimanicomial no Brasil - falou sobre a história da psiquiatria no país e sobre os objetivos do curso. Amarante assumiu recentemente o cargo de coordenador da Área de Atenção à Saúde Mental do Adulto e às Situações de Crise do Projeto Rede Sampa. Esta será a primeira capacitação promovida pela área e sob sua coordenação.

O psiquiatra explicou que um dos objetivos do curso – ainda em fase de elaboração e fruto de criação coletiva - é eliminar preconceitos. “Queremos fazer um processo de educação em discussão permanente, considerando os problemas e questões do dia a dia dos profissionais”, explicou Amarante, para quem o curso tende a propor que os profissionais possam pensar na crise em saúde mental como uma possibilidade de trabalho de intervenção.

Projeto capacita profissionais

O Projeto Rede Sampa – da Secretaria Municipal de Saúde - é um Plano de Educação Permanente em Saúde Mental que visa fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial do Município de São Paulo. Tem por objetivo promover a capacitação dos profissionais de saúde e fortalecer os vínculos trabalhistas através de cursos.

Clique aqui para acompanhar mais informações sobre o Projeto rede Sampa

collections
Galeria de imagens