Secretaria Municipal da Saúde
Grupo ‘Elas nas vielas’ dá dicas de saúde em Paraisópolis
Profissionais da UBS vão às ruas da comunidade sanar as dúvidas sobre saúde da população
Por William Amorim
A UBS Paraisópolis 2 (Campo Limpo) acredita que os serviços oferecidos pela unidade não precisam ser limitados a seu espaço físico. Como forma de identificar os problemas de saúde envolvendo a comunidade e oferecer auxílio, uma equipe de profissionais composta apenas por mulheres sai da unidade para realizar o grupo “Elas nas vielas”.
O grupo – formado por auxiliares de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) - surgiu a partir do planejamento anual de 2014. Na ocasião, a equipe percebeu que precisava realizar mais ações fora da UBS. Decidiram então realizar um grupo socioeducativo que percorresse as vielas da região.
Água tratada
O “Elas nas vielas” é voltado para toda a população, sem restrição de idade ou sexo. As profissionais identificam um problema, escolhem um local para realizar o grupo e convidam a população. Recentemente, a equipe percebeu que havia uma área em que as pessoas não tinham o hábito de utilizar água tratada.
“Identificamos o problema e fomos até lá falar sobre o assunto. Levamos hipoclorito e explicamos como usar. Depois do grupo percebemos uma queda no índice de doenças (na região). Também melhorou o nosso relacionamento e eles estão procurando mais a unidade” conta a auxiliar de enfermagem Thais Brunelli Silva.
Risco de quedas e polifarmácia
Em agosto, a discussão foi voltada à saúde dos idosos, com o tema “Risco de quedas e polifarmácia”. Os idosos compareceram ao encontro e puderam fazer questionamentos sobre pressão, diabetes e medicamentos. A equipe de saúde da unidade esclareceu dúvidas e apresentou uma caixinha que os profissionais da farmácia da UBS montaram para ajudar os idosos a tomar medicamentos corretamente. É uma caixa de papelão, com três divisões, para colocar separadamente os medicamentos que devem ser tomados no período da manhã, tarde e noite.
“Achei esse grupo bom demais. Consegui tirar algumas dúvidas sobre os medicamentos e me sinto mais seguro por saber que tem uma equipe aqui para nos ajudar”, afirma o aposentado Francisco Rodrigues do Nascimento.
Outras dicas relacionam-se a problemas como prevenção de quedas, tipos mais seguros de calçados, tipos de tapete que causam risco e importância do uso do corrimão. Neste caso, os usuários são orientados de que é possível fazer um corrimão em casa com canos de PVC. “Adorei o grupo. É ótimo esse contato que eles têm com a gente”, garantiu a aposentada Maria de Lourdes dos Santos Teixeira.
Serviço:
UBS Paraisópolis 2
Endereço: Rua Pasqualle Galupi, 951 – Paraisópolis.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk