Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 19 de Agosto de 2015 | Horário: 15:06
Compartilhe:

Grupo ‘Elas nas vielas’ dá dicas de saúde em Paraisópolis

UBS Paraisópolis 2 identifica problemas e leva orientações à comunidade

Profissionais da UBS vão às ruas da comunidade sanar as dúvidas sobre saúde da população

 

Por William Amorim

A UBS Paraisópolis 2 (Campo Limpo) acredita que os serviços oferecidos pela unidade não precisam ser limitados a seu espaço físico. Como forma de identificar os problemas de saúde envolvendo a comunidade e oferecer auxílio, uma equipe de profissionais composta apenas por mulheres sai da unidade para realizar o grupo “Elas nas vielas”.

O grupo – formado por auxiliares de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) - surgiu a partir do planejamento anual de 2014. Na ocasião, a equipe percebeu que precisava realizar mais ações fora da UBS. Decidiram então realizar um grupo socioeducativo que percorresse as vielas da região.

Água tratada

O “Elas nas vielas” é voltado para toda a população, sem restrição de idade ou sexo. As profissionais identificam um problema, escolhem um local para realizar o grupo e convidam a população. Recentemente, a equipe percebeu que havia uma área em que as pessoas não tinham o hábito de utilizar água tratada.

“Identificamos o problema e fomos até lá falar sobre o assunto. Levamos hipoclorito e explicamos como usar. Depois do grupo percebemos uma queda no índice de doenças (na região). Também melhorou o nosso relacionamento e eles estão procurando mais a unidade” conta a auxiliar de enfermagem Thais Brunelli Silva.

Risco de quedas e polifarmácia

Em agosto, a discussão foi voltada à saúde dos idosos, com o tema “Risco de quedas e polifarmácia”. Os idosos compareceram ao encontro e puderam fazer questionamentos sobre pressão, diabetes e medicamentos. A equipe de saúde da unidade esclareceu dúvidas e apresentou uma caixinha que os profissionais da farmácia da UBS montaram para ajudar os idosos a tomar medicamentos corretamente. É uma caixa de papelão, com três divisões, para colocar separadamente os medicamentos que devem ser tomados no período da manhã, tarde e noite.

“Achei esse grupo bom demais. Consegui tirar algumas dúvidas sobre os medicamentos e me sinto mais seguro por saber que tem uma equipe aqui para nos ajudar”, afirma o aposentado Francisco Rodrigues do Nascimento.

Outras dicas relacionam-se a problemas como prevenção de quedas, tipos mais seguros de calçados, tipos de tapete que causam risco e importância do uso do corrimão. Neste caso, os usuários são orientados de que é possível fazer um corrimão em casa com canos de PVC. “Adorei o grupo. É ótimo esse contato que eles têm com a gente”, garantiu a aposentada Maria de Lourdes dos Santos Teixeira.

Serviço:
UBS Paraisópolis 2
Endereço: Rua Pasqualle Galupi, 951 – Paraisópolis.

collections
Galeria de imagens