Secretaria Municipal da Saúde
UBS Paraisópolis 2 promove grupo de gestantes
A fisioterapeuta Anny ensina como sentar da maneira correta
Texto e foto por Felipe Aires
A preocupação em incentivar uma gestação tranquila e saudável é inerente a quem trabalha na Atenção Básica. Na UBS Paraisópolis 2, na última quarta-feira (12), ela virou até foco de um grupo educativo chamado “Chá de Bebê”.
Participaram do grupo 16 gestantes em terceiro trimestre de gestação para ouvir orientações médicas, nutricionais e fisioterapêuticas sobre a gravidez. “A consulta deve ser semanal a partir do sétimo mês de gestação. Aqui no grupo buscamos orientar e acompanhar ainda mais de perto essas gestantes que estão na reta final da gravidez” disse Luciane Fraguas, médica de saúde da família da unidade.
Segundo Luciane, o planejamento é um aliado para a grávida, pois, mesmo que o bebê não tenha sido planejado, é importante que a gravidez seja. Para isso, o acompanhamento e o acolhimento com as gestantes devem ser constantes. “Buscamos explicar para elas como funciona o período, as dificuldades encontradas, o corpo em transformação, etc. Muitas não estão em sua primeira gestação. Ainda assim, damos bronca quando necessário, quando não fazem algo que tenha sido orientado por nós. Mas, claro, tudo isso em um ambiente leve e descontraído”, afirmou a médica.
A importância do pré-natal
Aproveitando a importância do acompanhamento, Luciane frisou a relevância de um bom pré-natal. “O final da gestação é determinante. É necessário realizar todos os exames, manter uma gestação saudável e sem riscos. Por isso, temos aqui uma fisioterapeuta e uma nutricionista para orientar as gestantes nessas áreas também”, disse.
Fabiana Rasteiro, nutricionista responsável pelo grupo, explica que uma boa alimentação evita que a pressão da grávida fique alta, além de combater o diabetes e evitar partos prematuros. “A gestante precisa buscar alimentos ricos em nutrientes. E eles são os produtos industrializados que muitas vezes consumimos pela praticidade que possuem. Outro ato bem importante, e que não recebe tanta atenção, é o tal do pular refeições e descontar com um prato enorme de comida no almoço ou jantar. É um erro comum em pessoas comuns, que dirá em grávidas. Daí, também, vem o tal do ‘desejo’ que muitas sentem. Na verdade, não se trata de um desejo, mas do corpo indicando que está faltando algum mineral”, disse a nutricionista.
Segundo Fabiana, o que a gestante consome é o que o bebê consome e, por isso, é preciso verificar aquilo o que as mães darão para os filhos. “Tudo que uma mãe faz reflete no bebê”, afirmou Fabiana.
A fisioterapeuta Anny Caroline realizou alguns exercícios de alongamento e pilates com as gestantes. Também ensinou as posições corretas na hora de dormir, sentar e até mesmo pegar algo do chão. “É muito comum haver reclamação de inchaço por parte das grávidas, mas, mesmo isso, é possível combatermos e, no mínimo, aliviarmos. Busco levar a elas as melhores maneiras de se ajustarem à gravidez e possuírem uma melhor qualidade de vida durante a gestação, já que não é uma doença, é somente uma condição. E muito gostosa, diga-se de passagem”, disse a profissional.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk