Secretaria Municipal da Saúde
Saúde começa pela boca
Por Caroline Pellegrino
Quando a saúde bucal está em dia, evitamos problemas de saúde que vão de cáries a problemas gástricos, ocasionados pela má mastigação, chegando à endocardite (infecção do coração por bactéria). Cuidados com alimentação e higiene e visitas regulares ao dentista são essenciais para evita-los.
Os problemas bucais mais frequentes são a cárie (destruição dos dentes), doenças periodontais (doença das gengivas), nos ossos que sustentam os dentes, problemas de oclusão (mordida) e câncer bucal. Doenças gástricas e endocardite ocorrem quando microrganismos depositados nos dentes e nas gengivas entram na circulação sanguínea, alojando-se nas articulações, nos rins e no coração.
Para prevenir tais problemas, Regina Auxiliadora Marques, assessora técnica de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dá algumas dicas. “Devemos adotar uma disciplina no consumo de açúcares (uso racional do açúcar), limpeza dos dentes e gengivas (após cada refeição) com escovação usando creme dental fluoretado e fio/fita dental e consumo de água fluoretada”, afirma Regina.
Além desses cuidados, segundo a assessora, devemos dar preferência ao consumo de frutas, legumes, verduras, cereais integrais, castanhas (amendoim, castanha do Pará, nozes, castanha de caju) e queijos, que são alimentos protetores para saúde bucal.
Para manter a saúde bucal evite:
• Consumo de bebidas alcoólicas. Mascar fumo, pois aumenta o risco de câncer bucal.
• Alimento com pigmentos fortes (café, vinho tinto) podem manchar os dentes, entretanto as manchas podem ser removidas por profissional.
• Refrigerantes, sucos ácidos (limão), frutas cítricas e alimentos com grande teor de açúcar aumentam o risco de cáries e devem ser consumidos com moderação.
Mitos e verdades
• A cúrcuma pode substituir o creme dental?
Não há recomendação profissional. Além disso, a cúrcuma pigmenta os dentes. Ao tentar usar tais substâncias as pessoas se privam dos resultados do creme dental. É a mesma coisa que tomar água sem flúor.
• Palitar os dentes após o almoço é bom?
Somente palitos em formato de cunha (triangulares) podem ser utilizados para limpeza de dentes. Prefira fio ou fita dental.
• Escovar os dentes com bicarbonato de sódio prolonga a limpeza feita pelo dentista?
Substâncias abrasivas como sal, bicarbonato de sódio, areia, sapólio, não são recomendados para a limpeza dos dentes. Use somente cremes dentais com flúor.
• Comer muito doce dá carie?
Doces podem ser consumidos como sobremesa. Após a refeição, deve-se realizar uma boa limpeza de dentes e gengivas por meio de escovação e uso de fio dental. Não consuma doces entre refeições ou para substituir refeições.
• Limão e morango clareiam os dentes?
Alimentos e bebidas ácidas provocam perda de cálcio nos dentes e podem levar à erosão dental. Os dentes ficam mais claros, mas por perda mineral, ou seja, perdem cálcio e ficam mais frágeis.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk