Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2015 | Horário: 18:27
Compartilhe:

Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha oferece aulas de Shantala a mães e bebês

Aulas, ministradas pelas profissionais do grupo de fisioterapia, são gratuitas e acontecem duas vezes na semana

Shantala consiste em repetições de movimentos e alongamentos que trabalham as articulações e musculatura

 

Por Patrícia Pasquini

Mães e bebês com até seis meses de idade podem participar das aulas de Shantala no Hospital Municipal e Maternidade Escola Doutor Mario de Moraes Altenfelder Silva (Vila Nova Cachoeirinha). A técnica vem da cultura indiana e ensina o amor através do toque, o que fortalece o vínculo e transmite segurança para o bebê, além do equilíbrio físico, emocional e energético.

A Shantala consiste em repetições de movimentos e alongamentos que trabalham as articulações e musculatura. Pode ser realizada em várias partes do corpo: peito, mão, barriga, perna, pé, costas e rosto. A técnica alivia as cólicas, leva ao sono tranquilo, melhora a digestão, diminui o estresse, estimula o sistemas imunológico e circulatório, previne doenças virais, auxilia e relaxa a criança e fortalece o afeto entre mãe e bebê.

Outras unidades de saúde do Município oferecem a Shantala. Os grupos são abertos. Para saber quais serviços municipais oferecem a técnica basta procurar a UBS de referência. Na Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha há dois grupos em andamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3986-1139.

Técnica inspirou médico francês

A Shantala é uma técnica muito popular na Índia. Foi trazida para o ocidente pelo médico Francês Frédérick Leboyer. Durante uma viagem ao país, Leboyer encontrou na rua uma mulher massageando seu bebê com intimidade e delicadeza. O médico registrou e estudou os movimentos e, ao publicar um livro sobre a massagem milenar, deu a ela o nome de Shantala - o mesmo nome da mãe que massageava o bebê.

 

collections
Galeria de imagens