Secretaria Municipal da Saúde
Maternidade do Hospital Vila Santa Catarina será entregue à população ainda neste ano
Texto: Patrícia Pasquini
Fotos: Edson Hatakeyama
O sábado de sol do secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, não poderia ter começado de maneira diferente: ao lado da população. Pela manhã, o secretário levou o conceito do “Saúde em Movimento” em três locais diferentes na região Sul.
A primeira parada foi no Hospital Vila Santa Catarina – antigo Hospital Santa Marina. Por 40 minutos, o secretário e uma equipe de assessores da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste verificaram as obras no local. “Até o final deste ano entregaremos a maternidade, que contará com 33 leitos. Em julho já colocamos em funcionamento 25 dos 51 leitos de clínica médica e sete dos 17 leitos de UTI Adulto Geral”, contou Alexandre Padilha.
O local tem a administração do Hospital Israelita Albert Einstein, por meio de um convênio inédito na cidade, que utiliza recursos do próprio Einstein – via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI)/Ministério da Saúde – cerca de R$ 118 milhões/ano. Cabe ao Município o repasse do valor referente aos procedimentos realizados, com base na tabela SUS.
No total, a unidade contará com 260 leitos. Desses, 60 serão destinados à alta complexidade, como transplante de órgãos e oncologia, 170 para atendimento geral e 30 de UTI. Além da maternidade, a unidade também disponibilizará vários serviços como Laboratório de Patologia Clínica e Cirúrgica, serviços de Hemodinâmica, Ecocardiografia, Endoscopia, Imagem (Radiologia, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética), Banco de Sangue e Diálise. A unidade está passando por reformas de adequação, de acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e instalação de equipamentos.
A segunda parada foi na UPA Vila Santa Catarina, que funciona acoplada ao futuro hospital. “Gosto de estar perto da população e dos funcionários da saúde. Quero festejar as conquistas, mas acima de tudo ver o que precisa melhorar. O povo, seja paciente ou funcionário da Saúde, será o meu melhor termômetro para a qualificação do sistema de saúde da cidade de São Paulo”, afirmou o secretário.
Gerenciada pela Autarquia Hospitalar Municipal, a UPA funciona com quatro clínicos, dois pediatras, um ortopedista e um cirurgião durante o dia e três clínicos, dois pediatras, um cirurgião e um ortopedista à noite. Diariamente, são atendidos cerca de 250 pacientes, em média.
Ao lado do Prefeito Fernando Haddad, o secretário também aproveitou para visitar o evento Prefeitura no Bairro, na mesma região. Vários serviços da Secretaria Municipal da Saúde foram colocados à disposição da população, como aferição da pressão arterial, orientação sobre saúde bucal, doenças (tuberculose e dengue), DST/Aids, castração de animais, animais sinantrópicos. Uma equipe da UBS Campestre fez a leitura da carteira de vacinação da população. Além disso, a população pode usufruir dos benefícios dos grupos de canto e das práticas integrativas (Dança Sênior, Dança Circular, Lian Gong, Dao In, Xiang Gong). Mais de 200 pessoas foram beneficiadas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk