Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 31 de Agosto de 2015 | Horário: 17:00
Compartilhe:

UBS Chácara Santana usa teatro de fantoche para falar de alimentação saudável

Projeto ‘Chácara da alegria’ aborda saúde e meio ambiente com crianças da comunidade

Crianças aprendem de forma lúdica a cuidar do meio ambiente

 

Texto e foto por Felipe Aires


Para a equipe de saúde da UBS Chácara Santana (M’Boi Mirim) a criatividade pode e deve ser uma aliada na hora de promover atividades de saúde e educação ambiental. Prova disso, no último dia 18 de agosto a unidade promoveu um teatro de fantoche na CEI Creche Nossa Casa da Criança com o intuito de abordar o assunto com crianças de um a três anos da creche.

Temas como lixo, água e floresta já foram discutidos. “Através do fantoche buscamos apresentar às crianças de uma maneira lúdica aquilo que o tema da visita propõe. Dessa vez, o tema escolhido foi alimentação saudável. Por isso, preparamos toda uma encenação e roteiro voltados especificamente pra isso” disse Bruna Gomes, gestora local do PAVS.

Intitulado de “Chácara da alegria”, o projeto do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis existe há dois anos, sempre junto às crianças de creches da região, e envolve agentes de promoção ambiental (APA) eagentes comunitários de saúde (ACS).

Luciana da Cruz, APA da unidade, é a roteirista do teatro. Para ela, adequar o tema às crianças é sempre um desafio. “Busco assuntos relacionados aos temas. Pesquiso, tento compreender e correlacionar da forma mais lúdica possível, sem que haja perda na eficiência do objetivo, que é passar a mensagem desejada para os pequenos”.

Desafio

Segundo Janine Costa Neves, gerente da unidade, conscientizar a criançada sobre a importância dos assuntos é desafiador: “O programa faz parte de um outro programa chamado Programa Saúde na Escola (PSE), que consiste em educação ambiental, cultura de paz, prevenção de acidentes, etc. Nosso objetivo é criar vínculo, fortalecer laços com os locais visitados, criar confiança para, assim, termos cada vez mais aceitação e poder realizar um trabalho mais eficiente ainda”, disse Janine.

No mesmo raciocínio da gerente, Luciana completa: “A relação de confiança é tanta que, quando voltamos aos locais, as crianças sempre se lembram da gente”, disse.

 

collections
Galeria de imagens