Secretaria Municipal da Saúde
Grupo antitabagismo da UBS Vila Cisper registra mais de 90% de adesão por parte de usuários
Texto: Vanessa Santos (colaborou Cecilia Figueiredo)
O medo de engordar e morrer é uma das principais preocupações dos participantes do quarto encontro do grupo de antitabagismo, realizado pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Cisper, em Ermelino Matarazzo (zona Leste). Conduzido por enfermeiras e uma farmacêutica, o grupo reúne até 20 participantes. Seu objetivo é propiciar uma melhor qualidade de vida para os dependentes que desejam parar de fumar. O tratamento é feito por meio de terapia cognitiva e adesivos. O acesso ao grupo de é aberto a toda comunidade.
Segundo especialistas, é natural que tanto o paladar quanto o olfato fiquem mais aguçados a partir da suspensão do tabaco. Como consequência, há um aumento do apetite. “No grupo orientamos o paciente a se educar, passar a ter uma alimentação saudável, sempre evitar massa e açúcar”, explica a enfermeira Marisa Santini.
Apesar de recente, a experiência do grupo antitabagismo da UBS Vila Cisper já registrou 90% de adesão dos participantes e sequência no tratamento. Jéssica Melo, farmacêutica da unidade, explica que os interessados na terapia devem participar de sete encontros. “Inicialmente o grupo tem um encontro semanal; depois, quinzenal e, por fim, mensal. Esse espaço é para que possamos observar como estão respondendo à terapia,” explica.
Trabalho e sucesso
Marisa credita ao trabalho do grupo a diminuição do uso de tabaco pelos dependentes. “Uma paciente estava fumando três maços de cigarros por dia. E disse que, às vezes, não bastava. No segundo encontro ela relatou que havia diminuído para um maço por dia e ainda sobram cinco cigarros”, explica a enfermeira.
Outro caso exemplar refere-se a uma mulher que, após perder o pai recentemente, criou o hábito de levantar-se e fumar com o filho e a mãe no quarto fechado. “Graças às rodas de conversas conseguimos mudar esse hábito, fazendo inclusive com que o companheiro dela diminuísse o consumo de cigarros”, afirmou.
Diana Amaral dos Santos, de 33 anos e fumante desde os 13, mas disposta a deixar o vício, também passou a participar do grupo e já sente algumas alterações. “O sabor, o cheiro mudou, tudo ficou mais intenso. Antigamente, a primeira coisa que eu fazia de manhã era fumar um cigarro. Agora, vou ao banheiro, faço um café e só depois penso em acender um cigarro. Isso contabiliza uma diferença de meia hora”. Animada com o progresso, Diana disse que espera parar logo de fumar e sem precisar da medicação.
Medicamentos
Além da goma de mascar, o adesivo de nicotina é outro recurso oferecido na terapia do grupo de orientação antitabagismo. Afixado na pele, o adesivo possui a mesma quantidade de nicotina liberada pelo cigarro. Segundo a profissional de saúde, o adesivo minimiza as crises de abstinência, auxiliando o paciente no processo de suspensão do fumo.
Jéssica esclarece que o adesivo possibilita que a nicotina seja absorvida via transdermica e não pelo pulmão. “Ao fumar, a pessoa inspira a nicotina para o pulmão. Com o adesivo, o processo é diferente, a nicotina é levada via transdermica direto para a circulação sanguínea”, explica.
Estabelecendo metas
As enfermeiras concordam que o segredo para quem quer parar de fumar é estabelecer metas. “Assim o paciente passa a ter mais foco, ficar direcionado, com propostas”, avalia Marisa. Juarez Elias da Silva, fumante há mais de 20 anos, concorda. “Boa vontade e determinação para parar de fumar, vai depender muito mais da pessoa”, afirma.
Como participar
O projeto conta com o apoio de equipe multiprofissional - dentista, nutricionista, psicólogo, farmacêutico e enfermeira – para os esclarecimentos nas rodas de conversa e no processo de adaptação. “Embora o grupo seja aberto a toda a comunidade, é importante limitar o número de pessoas para garantir um melhor acolhimento, uma escuta qualificada da história de cada paciente. O limite máximo é de 20 pessoas por grupo”, afirma. Um novo grupo foi iniciado em agosto. As inscrições podem ser feitas na própria UBS da Vila Cisper.
Serviço:
UBS Vila Cisper
Grupo de Antitabagismo
Rua Caculé, 79
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk