Secretaria Municipal da Saúde
UBS Vila Nova Galvão intensifica ações contra piolhos
Verônica durante a palestra realizada no CCA Jova Rural
Por Monique Santos
Nos dias 12 e 25 de agosto a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio da UBS Vila Nova Galvão, realizou no Centro de Convivência do Adolescente (CCA) Jova Rural uma ação de prevenção da pediculose (piolho). Foram envolvidos na ação sete profissionais da saúde e 80 crianças.
Uma palestra foi ministrada por Verônica de Brito, enfermeira de Estratégia de Saúde da Família e responsável pela equipe TOP II. “A ação foi bem aceita pelas crianças, que demonstraram interesse por meio de muitas perguntas”, disse a enfermeira.
Durante a orientação, educadores também tiraram duvidas sobre hábitos adequados de higiene das crianças, lavagem das roupas de uso pessoal e de cama, além de escovação do cabelo, de chapéus e bonés. Pessoas com outros casos de pediculose na família devem procurar a UBS para obter mais informações.
Saiba mais sobre a pediculose
É uma doença provocada pela infestação de Pediculus humanus var capitis (piolho) e lêndeas no couro cabeludo. Atinge preferencialmente crianças em fase escolar.
O que é o piolho?
É um inseto que não voa, não pula, parasita o couro cabeludo, se alimenta de sangue humano e vive em torno de 30 dias. A fêmea deposita seus ovos (lêndeas) presos aos fios de cabelo - pode colocar até 300 ovos durante sua vida.
Sintoma
O primeiro sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na região da nuca e atrás das orelhas.
Consequências
A coceira pode ocasionar feridas que são portas abertas para infecções bacterianas como impetigo, além do aparecimento de gânglios e estresse que leva ao baixo rendimento escolar.
Transmissão
Acontece pelo contato pessoal (direto) dos indivíduos infestados, pelo uso coletivo de utensílios como pente, boné, travesseiro, lenço de cabeça, presilha, almofada, etc.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk