Secretaria Municipal da Saúde
Região Oeste discute saúde no ambiente de trabalho
Cristiane Guterres
Ergonomia não é palavra muito comum no vocabulário dos trabalhadores brasileiros. Seu significado, no entanto, é de suma importância para a melhora da qualidade de vida. Trata-se da ciência que promove harmonia entre individuo e seu ambiente de trabalho, prevenindo acidentes e doenças. Na última quinta-feira (27) os profissionais da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) aprenderam sobre ergonomia do trabalho.
O encontro faz parte das ações elaboradas pelo departamento de RH Desenvolvimento da CRS Oeste. A ideia é sensibilizar os trabalhadores sobre a importância do cuidado com a própria saúde. A terapeuta Adriana Rodrigues Siqueira Cardoso, responsável pela Área de Saúde do Trabalhador na Coordenação de Vigilância e Saúde (Covisa), esclareceu as dúvidas dos cerca de 50 participantes.
Consciência
De acordo com Adriana, as pessoas só conseguem melhorar suas condições de trabalho a partir do momento em que tomam consciência de quais são os perigos aos quais ele está sujeito, como barulho, iluminação deficiente, posição errada de equipamentos ou calor elevado.
Os estudos elaborados por meio da aplicação da ergonomia são capazes de determinar as maneiras de corrigir problemas e garantir o conforto no ambiente de trabalho, otimizando resultados e garantindo até a melhora da produtividade.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk