Secretaria Municipal da Saúde
Profissionais da Saúde participam do 3º Ação Cidadão
Por Felipe Aires e William Amorim
De 17 a 21 de agosto o CEU Feitiço da Vila, na Chácara Santa Maria, foi palco do “3º Ação Cidadão”, uma iniciativa social para atender a população do Capão Redondo. Um público de faixa etária variada participou de oficinas, palestras e da exibição de vídeos sobre a preservação do meio ambiente.
A equipe PAVS da UBS Luar do Sertão desenvolveu ações ambientais com alunos do CEI, EMEI e EMEF da região. Outras 11 UBS (Jardim São Bento, Vera Cruz, Jardim Valquíria, Jardim Magdalena, Cidade Ipava, Santa Lúcia, Jardim Eledy, Jardim Guarujá, Coimbra, Jardim Macedônia e Parque do Engenho) fizeram parte desta parceria que, durante quatro dias, beneficiou mais de 1.500 crianças.
As atividades tiveram a colaboração dos Agentes de Prevenção Ambiental (APA) de todas as unidades do distrito de Capão Redondo e de algumas das regiões de Capela do Socorro e M’ Boi Mirim.
‘Pescaria de lixo’
As crianças curtiram o filme “Kauan e a lenda das águas” e depois participaram de uma “pescaria de lixo”, em uma piscina. A atividade mostrou a elas a importância de não jogar lixo em rios, córregos, mares, etc. Também foi feito um jogo de tabuleiro que abordava o tema da dengue.
“Essas ações são importantes para a conscientização, para que as crianças possam crescer sabendo da importância de preservar o meio-ambiente”, disse a APA Eliane Cristina Ferro Scattini.
Os alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental participaram de uma oficina para montar o “Cuca legal”. Uma garrafa pet foi cortada para servir de vaso. Nela, as crianças colocaram serragem, terras e plantaram as sementes. Depois o vaso ganhou olhos e nariz colados pelas crianças. O “Cuca legal” ficou pronto, mas ele está “careca”, pois o cabelo dele será a planta que vai nascer.
Semente
“Achei a ideia fantástica. Esse trabalho está casando com o que estamos ensinando em sala de aula. Vai ser um incentivo para eles verem a sementinha que cada um plantou crescer”, diz a professora da turma do primeiro ano Maria Cristina Silva Felipini.
Com os adolescentes foi trabalhado um rap que fala, em linguagem jovem, sobre a questão dos resíduos. Já para o público adulto e idoso foi feita uma oficina de compostagem.
“Conseguimos envolver muitas crianças durante o evento e, assim, abordamos o tema meio ambiente o tempo inteiro, sempre buscando conscientizá-las. Os adultos também tiveram seu espaço aqui, mas são as crianças a nossa esperança por um mundo melhor, pois elas são o futuro. Acreditamos que as educando desde já poderemos orientá-las a fazerem a diferença lá na frente. Todas as crianças que estudam no CEU Feitiço da Vila participaram das atividades e oficinas” disse Débora Pereira Araújo, gestora ambiental.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk