Secretaria Municipal da Saúde
Prefeitura inicia obras da UBS Integral Cidade Nova São Miguel
Novo equipamento deve ser inaugurado em setembro de 2016 e integra o Plano de Metas da Prefeitura
Texto e fotos por Cecilia Figueiredo
Os moradores de Cidade Nova São Miguel, Jardim São Vicente e Vila Rosária estão em festa. Após mais de dez anos de expectativa, no dia 1º de setembro começou a construção da Unidade Básica de Saúde Integral (UBSI) Cidade Nova São Miguel. Localizada na esquina da Avenida Rosária com a Rua Mohamed Ibrahin Saleh, em São Miguel Paulista, a unidade ampliará a capacidade de atendimento de 16 mil para 24 mil pessoas. O novo equipamento deve ser inaugurado em setembro de 2016 e integra o Plano de Metas da Prefeitura. Outras 14 unidades do mesmo modelo estão sendo construídas na cidade.
Atualmente, por conta do espaço pequeno, de 388 metros², o serviço de saúde possui 4.039 famílias cadastradas e atendidas pelas quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). A nova área, de 2.983 metros², abrigará mais duas equipes de saúde da família e três equipes de saúde bucal. Com dois pavimentos, a UBSI terá dez consultórios médicos, consultórios de enfermagem, odontológico, salas de vacina, inalação, curativo, escovódromo, sala para agentes comunitários de saúde, espaço para atividades educativas em grupo, ouvidoria e área administrativa. Os investimentos para a construção da UBSI são de R$ 4,53 milhões.
Desde o dia 1º de setembro as máquinas estão demolindo as ruínas do sacolão que funcionava no terreno e preparam o canteiro de obras. A área onde a UBSI Cidade Nova São Miguel é construída passou à Secretaria Municipal de Saúde no final da gestão anterior. As lideranças do bairro afirmam que o projeto saiu do papel somente na gestão do prefeito Fernando Haddad.
Anos de mobilização
O conselheiro de saúde Álvaro Fonseca, morador da Cidade Nova São Miguel e integrante da Associação Amigos do Bairro, lembra que, embora esteja envolvido há 12 anos na mobilização pela UBS, a promessa por um serviço de saúde remonta a 1964. “Tenho fotos da época, quando foi lançada uma pedra fundamental anunciando um posto de saúde, antes do Sacolão”, recorda Fonseca.
“Passaram vários prefeitos e somente o prefeito Fernando Haddad é que colocou em prática o projeto. Não fosse ele, estávamos sendo enganados”, lembrou Dionísio Soares Malta, presidente da Associação Amigos de Bairro Cidade Nova São Miguel e conselheiro gestor da UBS Cidade Nova São Miguel.
Para Eliete Magda Favaro, supervisora de Saúde São Miguel, a transferência da unidade de saúde, que funciona a 200 metros do sacolão desativado, é motivo de orgulho pela luta empenhada e pela oferta de melhor qualidade de vida para a população. “Hoje é um dia muito feliz na minha história de trabalho na saúde”, afirmou a gestora.
Moradores do Jardim São Vicente, Cidade Nova São Miguel e Vila Rosária prometem acompanhar passo a passo a obra. “É uma vitória tremenda para São Miguel. Aqui vai ter espaço para todo mundo. Tenho certeza que vamos ajudar a administrar essa unidade para que ela seja um modelo”, comemora Malta.
Clique e saiba mais sobre UBS Integral
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk