Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 | Horário: 14:42
Compartilhe:

Campanha alerta sobre perigos do narguilé

Cachimbo é usado por mais de 200 mil pessoas no Brasil

Por Caroline Pellegrino

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) o narguilé - cachimbo de origem oriental - é utilizado por 212 mil no país. Preocupado com o problema, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Da Saúde se Cuida Todos os Dias”, visando incentivar mudanças em hábitos prejudiciais à saúde.

De acordo com o WHO Study Group on Tobacco Product Regulation - grupo de especialistas que orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a regulação dos produtos de tabaco - uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos e corresponde a fumar cerca de 100 cigarros comuns.

No Brasil, dos usuários de narguilé 53% fumam esporadicamente, enquanto 13% fazem uso uma vez por mês, 27% semanalmente e 7% afirmam consumi-lo diariamente.

Jovens são maiores usuários

Entre aqueles que fumam o narguilé diariamente, 63% possuem entre 18 e 29 anos e 37% estão na faixa estaria entre 30 e 39 anos. Portanto, os jovens são os maiores usuários. A pesquisa também identificou que 97% dos consumidores estão nas regiões Sul (46%), Sudeste (31%) e Centro-Oeste (20%). As regiões Norte e Nordeste registraram apenas 3%, com 1% e 2% respectivamente.

Risco de câncer

Muitos acreditam que a água presente no narguilé filtra parte da nicotina, tornando-a menos concentrada na fumaça e menos ofensiva à saúde. No entanto, essa menor concentração de nicotina exige que o usuário aumente o tempo de exposição para alcançar o nível necessário da substância capaz de suprir sua dependência. Assim, o narguilé acaba expondo o fumante a níveis mais elevados de compostos químicos que causam câncer e gases nocivos, como monóxido de carbono.

O cachimbo possui ainda uma característica peculiar: pode ser usado por várias pessoas simultaneamente. Tal fato reforça o aspecto da socialização do cachimbo, algo muito atraente, especialmente entre os jovens. Além disso, é muito comum o uso do produto adicionado a aromatizantes à base de frutas e mentolados, que o torna mais atrativo.

“Essa é uma estratégia que a indústria do tabaco utiliza para que os jovens possam começar a fumar. Esse fator colabora com a disseminação desse dispositivo de fumar, pois o cheiro e o sabor podem atrair novos usuários e reforçar o comportamento de fumar para o fumante usual”, afirma o manual de combate ao fumo do ano de 2015.

A campanha “Da Saúde se Cuida Todos os Dias” será veiculada até o final de setembro e contará com cartazes e folders, spots de rádio em emissoras voltadas para o público jovem, ações nas redes sociais e na internet.

collections
Galeria de imagens