Secretaria Municipal da Saúde
Região Norte recebe prêmio pela luta contra câncer de mama
Reconhecimento foi fruto da participação das unidades no curso de sensibilização para auxiliares de enfermagem sobre a prevenção do câncer de mama
Por Monique Santos e Talita Coutinho
Oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) tiveram seus relatórios e ações de monitoramento premiadas, no dia 12 de setembro, pelo Sindicato da Saúde e Fundação Susan G. Komen. O reconhecimento foi fruto da participação das unidades, durante o primeiro semestre do ano, no curso de sensibilização para auxiliares de enfermagem sobre a prevenção do câncer de mama.
A entrega dos prêmios a dez unidades básicas selecionadas pela elaboração dos melhores relatórios, com ações de monitoramento, ocorreu no Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde de São Paulo. Entre as unidades premiadas oito são da CRS Norte: UBS Cruz das Almas, Parque Maria Domitila, Jardim das Pedras, Vila Albertina, Vila Pirituba, Jardim Brasil, Vila Dionísia e Dr. José Toledo Piza.
Para chegar às dez premiadas a organização do curso selecionou 24 unidades com as melhores ações dentro das UBS, seguindo duas etapas para a seleção das melhores. Na primeira, houve uma avaliação por parte de três professores do Curso e de dois técnicos do projeto. Na etapa posterior, os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora, composta por membros do COREN/SP, da Fundação Oncocentro de São Paulo e da Representante da Rede de Oncologia.
Programa
A capacitação faz parte do Programa Saúde da Família na Luta Contra o Câncer de Mama, da Fundação Susan G. Komen, uma das mais respeitadas entidades internacionais e que se dedica, há décadas, à luta contra o câncer. A ação de parceria consiste na sensibilização e capacitação dos auxiliares de enfermagem que atuam no Programa Saúde da Família (PSF/ESF). São incorporados, posteriormente, auxiliares das unidades tradicionais, levando a elas informações qualificadas sobre o assunto.
Após a realização da capacitação, houve a elaboração de relatórios pelos participantes do curso voltado às ações educativas de monitoramento das mamografias alteradas e da fila de espera para a realização de mamografia nas UBS.
Inês Chaddad, interlocutora de saúde da mulher da Microrregião Jaçanã Tremembé, destacou que a capacitação sensibilizou os profissionais, mostrando que é possível fazer a diferença com força de vontade e dedicação. “Nossas auxiliares captaram a essência do curso e o reproduziram para as usuárias de forma brilhante”, afirmou.
Magnólia Gripp Bastos, então responsável do Programa da saúde da mulher da CRS Norte, contou como foi o inicio do projeto. “A CRS Norte implementou, em 5 de março de 2015, ações de Prevenção do Câncer de Mama, sensibilizando 105 enfermeiros das UBS da região para ações de prevenção e detecção da doença. Em seguida, 307 auxiliares de enfermagem foram capacitados. Foi um grande avanço para a região”, afirmou.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk