Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 | Horário: 15:56
Compartilhe:

Controle do estresse é tema do “Espalhando Qualidade de Vida”

Cerca de 50 servidores lotam auditório da Coordenadoria Sul para aprender mais sobre a doença

Psicóloga Sônia Araújo ensina técnicas de relaxamento que combatem o estresse  

Texto e foto por Felipe Aires

A busca pelo equilíbrio é uma das armas no combate ao estresse que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já é considerada uma epidemia global. Pensando nisso, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS Sul) realizou um encontro no dia 17 de setembro, no auditório da Coordenadoria, para discutir o assunto dentro do programa “Espalhando Qualidade de Vida”.

A psicóloga da CRS Sul, Sônia Araújo, ministrou palestra intitulada “Qualidade de vida: controlando o estresse e melhorando a autoestima”. Cerca de 50 servidores participaram. “Devemos fazer a qualidade de vida prevalecer em nosso dia-dia. O tema da palestra é autoexplicativo. Para atingir essa qualidade de vida é necessário controlar o estresse e melhorar a autoestima. O estresse é uma tensão física e/ou psicológica fora do habitual, mas faz parte da vida de todos que vivem na sociedade”, disse a palestrante.

Causas

Em algum momento da vida todo mundo passa por um momento estressante. Isto não é uma doença, mas torna-se uma quando a pessoa passa a ficar em desequilíbrio. Trata-se de um evento fisiológico que desencadeia uma reação fisiológica e tem total ligação com o estilo de vida do indivíduo. Diversas razões podem desencadear este desequilíbrio interior: mudança de hábitos, mudança de ares, rotina e afins.

Durante a atividade, Sônia ensinou exercícios que auxiliam no combate e prevenção da doença. “São exercícios simples, que tomam de dois a quatro minutos do nosso dia e fazem grande diferença nele. Vale à pena”, afirmou.

A psicóloga dá mais uma dica importante: “O equilíbrio torna-se um diferencial na hora de recuperar o prazer de viver cada dia de uma vez e cada um no seu tempo. Existem pessoas ansiosas, que são as que vivem com a cabeça no futuro; e as angustiadas, que vivem com a cabeça no passado. Devemos viver o presente, o aqui e o agora”.

Sintomas

Os principais sintomas do estresse são: dores no corpo, queda de cabelo, hipertensão, problemas no coração, insônia, falha na memória e de concentração, irritabilidade, perda de interesse naquilo que antes era prazeroso, ganho ou perda de peso (geralmente há ganho), gastrite, dores musculares e de coluna.

collections
Galeria de imagens