Secretaria Municipal da Saúde
Prefeitura no Bairro em Cidade Tiradentes visita obras de novas unidades e movimenta zona Leste
Por Beatriz Prado e Cecília Figueiredo
Foto: Luiz Guadagnoli
Este foi um sábado de # Saúde em Movimento em Cidade Tiradentes, na periferia da zona Leste da capital. Nem mesmo a garoa fina espantou os participantes da 2ª Caminhada pela Saúde. Houve também visita a obras de futuras Unidades Básicas de Saúde (UBS) Nascer do Sol, Encosta Norte II, São Nicolau e Vila Esperança, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Glória. Cidade Tiradentes conta com mais de 219 mil habitantes, 79% dos quais dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A caminhada começou por volta das 9h. Participaram o secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha, o chefe de Gabinete da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) José de Filippi Jr e o subprefeito de Cidade Tiradentes, Miguel Reis Afonso. Eles estavam acompanhados pela coordenadora Regional de Saúde Leste, Claudia Afonso, pela supervisora de Saúde, Marta Pozzani, por gestores da saúde e pessoas da comunidade. Todos percorreram a avenida dos metalúrgicos para incentivar a prática de atividades físicas e a adoção de hábitos saudáveis.
‘Mais médicos, melhor atendimento e menos tempo de espera’
As quatro UBS serão construídas no modelo integral, com a unificação de níveis de atenção e atendimento ampliado de segunda-feira a sábado. “Estamos visitando todas as obras que foram iniciadas em setembro. O objetivo é mobilizar a população para a importância sobre a fiscalização e execução no menor prazo possível. As unidades fazem parte do Plano de Metas do município e sua conclusão representa mais médicos, melhor atendimento e diminuição do tempo de espera para os usuários”, afirmou Padilha.
A UPA Glória é uma das 15 previstas para serem construídas dentro do Plano de Metas, sendo que a UPA Santa Catarina e Campo Limpo já foram entregues. As unidades atendem emergências de baixa e média complexidade 24 horas por dia, com equipe multiprofissional e estrutura simplificada de pediatria, clínica médica, laboratórios de exames clínicos, raio-X, eletrocardiografia e leitos de observação. Com previsão de 12 meses para conclusão das obras, a execução conta com recursos do tesouro municipal e repasse do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Flávio Rocha Cardoso, conselheiro municipal da UBS São Nicolau, acompanhou a visita de fiscalização. “Há 40 anos aguardamos pela construção de um prédio próprio, pois o atendimento em imóveis locados e pequenos é insuficiente e inadequado. Com o apoio dos conselheiros do bairro e gestores da região, foi possível a inclusão da obra no Plano de Metas. Para a população significa ampliação dos serviços, das equipes de saúde e um ganho muito importante para a melhoria da saúde no bairro”, afirmou Cardoso.
Filippi ressaltou a importância que cerca o início das obras. “Agora é dada a largada para a contagem regressiva para a entrega das unidades. As etapas anteriores, de busca de terreno, licitação, dotação orçamentária, execução e aprovação do projeto demandam tempo. Portanto, é importante estar ao lado da comunidade, conselheiros e gestores até a conclusão do projeto”, disse o chefe de Gabinete da AHM.
UBS serão construídas no modelo integral, com a unificação de níveis de atenção e atendimento ampliado de segunda-feira a sábado
UBS Nascer do Sol
Na sequência, houve visita ao terreno onde está sendo iniciada a obra da UBS Integral Nascer do Sol. A obra, outra antiga reivindicação da área com forte adensamento populacional, deverá beneficiar 28 mil pessoas que residem nos conjuntos habitacionais da região. Também irá melhorar a acessibilidade e reduzir a demanda na UBS Cidade Tiradentes.
Com atendimento de segunda a sábado, o serviço prevê dez consultórios médicos, de enfermagem e odontológico, além de salas de vacina, inalação, curativo, escovódromo, sala para agentes comunitários de saúde, espaço para atividades educativas em grupo, ouvidoria e área administrativa.
UBS Encosta Norte II
Finalizando as vistorias, Padilha esteve no terreno da futura UBS Encosta Norte II (Itaim Paulista) – também reivindicação antiga da população. O serviço, no modelo integral, ocupará 1.360 m² do terreno de 2.983 m² na Rua Renato Agondi. De acordo com a supervisora de Saúde Itaim Paulista, Ana Kantzos, o equipamento, que deverá ser entregue até setembro do ano que vem, vai desafogar o atendimento das unidades básicas de saúde Camargo Novo, Jardim das Oliveiras e Jardim Nélia.
A nova UBS Integral, que conta com investimento para a construção de R$ 4,82 milhões, terá dois pavimentos com dez consultórios médicos, de enfermagem, odontológico, salas de vacina, inalação, curativo, escovódromo, sala para agentes comunitários de saúde, espaço para atividades educativas em grupo, ouvidoria e área administrativa para atender 25 mil pessoas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk