Secretaria Municipal da Saúde
Prefeitura lança plano ‘Mais cirurgia, menos tempo de espera’
A oferta de serviços de saúde em centros especializados e com menor tempo de espera é parte do Plano de Metas do município para zerar as filas de consultas em especialidades médicas, exames e procedimentos cirúrgicos
Por Beatriz Prado
Foto: Edson Hatakeyama
O prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, deram início hoje, 08, ao plano “Mais cirurgia, menos tempo de espera”. O anúncio foi feito durante visita às instalações do Hospital Dia da Rede Hora Certa – Criança, localizado dentro do Hospital Municipal Menino Jesus, no Centro. A meta é realizar 13.100 cirurgias urológicas pediátricas por ano, o que representa um aumento de 86% em relação à produção atual.
Com isso, será possível atender toda demanda da atual fila de espera para este tipo de cirurgia.
“A Prefeitura já deu um passo muito importante ao zerar a fila para consultas e exames médicos. Agora, o desafio maior é derrubar a fila de cirurgias, última etapa da Rede Hora Certa. O Hospital Menino Jesus é focado no atendimento pediátrico e o aditivo do convênio com a administração do Sírio Libanês permitirá a realização de procedimentos que hoje requerem um tempo de espera muito elevado. A grande vantagem é que não se trata de um mutirão, que resolve a questão por um momento, mas sim de uma mudança estrutural, que veio para ficar”, afirmou Haddad.
‘É um ganho para a saúde das famílias’
O Menino Jesus destacou três andares para a implantação da Rede Hora Certa – Criança, com consultórios para realização de exames e avaliação pré-operatória, abertura de dois centros cirúrgicos que foram reformados, passando para seis em funcionamento, e leitos de pós-operatório. O objetivo é saltar das atuais 200 para 500 cirurgias eletivas por mês. “É um ganho para a saúde das famílias da cidade de São Paulo. Algumas crianças precisam de acompanhamento especializado de ortopedista, cardiologista e neurológico. O Hospital Dia em unidade pediátrica permite o atendimento de toda a demanda do município, pois às vezes o bebê nasce com algum problema neurológico e é muito importante a realização de cirurgia já no primeiro ano de vida, para evitar complicações no quadro”, explicou Padilha.
Pubenza Lopez explicou as mudanças com a implantação da Rede Hora Certa – Criança. “Nós otimizamos a estrutura para aumentar a oferta de cirurgias de baixa e média complexidade. Passamos de quatro, para seis centros cirúrgicos, ampliamos o horário de atendimento e assim a criança é operada e vai para casa no mesmo dia”, afirmou a diretora-adjunta.
A oferta de serviços de saúde em centros especializados e com menor tempo de espera é parte do Plano de Metas do município para zerar as filas de consultas em especialidades médicas, exames e procedimentos cirúrgicos. Já está em funcionamento em 13 Hospitais Dia da Rede Hora Certa. Sete outras unidades estão em fase de reorganização de fluxo de trabalho e outras oito unidades em construção. “O sucesso do plano ‘Mais cirurgia, menos tempo de espera’ é utilizar as estruturas dos hospitais que já estão em funcionamento de maneira mais adequada, fazendo mais cirurgias com o tempo mais curto. A Secretaria aumentou o repasse de verbas para a parceira, o que permitiu a reforma das instalações e a contratação de equipes”, disse Padilha.
Atendimento aprovado
Moradora do bairro Butantã, Raquel dos Anjos, de 23 anos, acompanhou a filha Manoela, de 1 ano, que passou por cirurgia para remoção de hérnia umbilical no início da manhã. “Há uma semana o médico da UBS informou que a cirurgia tinha que ser realizada com urgência, e em seguida recebi o chamado telefônico agendando o procedimento. O atendimento é ótimo e os profissionais tem paciência para lidar com o nervosismo das mães”, disse.
Fã de futebol e videogame, o garoto Hugo, de 9 anos, se queixava de dores ao urinar e então foi levado à UBS próxima de casa pela mãe. “Na UBS a pediatra disse que era fimose e indicou a aplicação de uma pomada, mas há um mês fui informada sobre a necessidade de cirurgia, então viemos hoje e foi tudo muito rápido, às 16h já estamos voltando para Cidade Tiradentes”, disse Maria Francisca de Oliveira, mãe de Hugo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk