Secretaria Municipal da Saúde

Sábado, 24 de Outubro de 2015 | Horário: 17:50
Compartilhe:

Saúde em Movimento visita Capela do Socorro

Secretário percorre região que receberá três novas Unidades Básicas de Saúde

Padilha analisa planta da futura UBS Cantinho do Céu, em Capela do Socorro

 

Por José Antonio Leite
Foto: Edson Hatakeyama

O Saúde em Movimento esteve, neste sábado (24), na Capela do Socorro (zona Sul). O secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, visitou os locais onde serão implantadas as Unidades Básicas de Saúde Integrais (UBSI) Orion/Ganhambu e Vila da Paz. Conheceu ainda o projeto para a instalação da UBS Cantinho do Céu. “São equipamentos que representam a conquista de muitos anos de luta da comunidade e que vão trazer mais saúde à população”, afirmou Padilha.

A primeira visita foi feita ao prédio alugado pela Prefeitura para instalar a UBS Orion/Ganhambu, na Avenida Fernando Amaro Miranda, no Jardim Colonial. Quando for inaugurada, no primeiro bimestre de 2016, ela contará com um total de seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas cada uma por médico, enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e uma equipe de saúde bucal.

‘Alívio após tantos anos’

“Estamos muito felizes, pois com essa nova UBS vamos perder menos tempo de condução para trazer nossos filhos para se tratar. Será um alívio para quem esperou tantos anos”, afirmou o mecânico Fábio de Carvalho, que mora há 30 anos na região.

Em seguida, Padilha rumou para a Rua Osvaldo Diniz, em Jardim Satélite, onde vistoriou o prédio que abrigará a UBS Vila da Paz. A unidade terá quatro equipes de ESF – com equipe de saúde bucal - e também tem previsão de inauguração para o primeiro bimestre de 2016. Por ora, o imóvel – alugado pela Prefeitura - está em fase de adequação.

Uma dos benefícios da nova unidade, que deverá atender a cerca de 16 mil pessoas da região, será desafogar o intenso movimento de usuários que procuram a UBS Veleiros. “Hoje, levo mais de uma hora para chegar à UBS Veleiros. Não vejo a hora de poder me tratar na nova UBS [Vila da Paz], pois sobrará mais tempo para outros afazeres”, disse a pedagoga Maria Ferreira.

Cantinho do Céu

Entre uma visita e outra, o secretário conheceu em detalhes o projeto para a construção da UBS Cantinho do Céu, na Rua dos Acordes. Estruturada em sistema modular – incluindo a instalação de ar condicionado -, a unidade começará a atender até o final de dezembro, com cinco equipes da Estratégia Saúde da Família. A estrutura modular da UBS Cantinho do Céu será instalada dentro do mesmo terreno onde, em até um ano e meio, será construída a unidade definitiva.

Ao final das visitas, o secretário avaliou o impacto positivo das novas unidades para a população. “A Prefeitura está transformando em realidade aquilo que é sonho de 20, 30 anos de toda uma região da zona Sul de São Paulo. Para exemplificar, nós temos o caso de uma UBS como a Castro Alves, que atende 100 mil pessoas. Agora, essa demanda vai ser dividida com mais conforto para a população. As pessoas vão ter mais unidades, com mais médicos, que por sua vez estarão menos sobrecarregados. Isso significa mais profissionais de saúde e melhor atendimento à população”, afirmou Padilha.
 

collections
Galeria de imagens