Secretaria Municipal da Saúde
Rede de Proteção ao Idoso promove encontro na região Sudeste
Atividade foi aberta a pessoas de diversas idades e contou com a presença de usuários das UBS, conselheiros de saúde e de educação
Por Gabrielle Pereira e Rosângela Rosendo
O 1º Encontro Intergeracional “Nem 8, nem 80”, promovido no dia 9 de outubro pela Rede de Proteção do Idoso Jabaquara/Vila Mariana, teve como tema um dos aspectos mais preocupantes da vida nos grandes centros: a violência contra os idosos. Para discuti-lo, o evento proporcionou o encontro de gerações. Nele, foram apresentadas ações de combate à violência às pessoas da terceira idade desenvolvidas pelo poder público e organizações não governamentais. O encontro foi realizado no Centro Cultural do Jabaquara - Acervo e Memória e do Viver Afro Brasileiro Caio Egydio de Souza Aranha.
A atividade foi aberta a pessoas de diversas idades e contou com a presença de usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), profissionais do território da Supervisão Técnica de Saúde Jabaquara/Vila Mariana, além de conselheiros de saúde e de educação.
Um dos pontos da programação incluiu a apresentação “As dimensões do humano e o caminho biográfico na vida: 8 e 80”, ministrada pelo psicólogo da STS Jabaquara/Vila Mariana Ney Luiz Picado. Em sua intervenção ele ressaltou temas que estimulam o diálogo intergeracional e discutiu como é possível lidar com a diversidade e incentivar o diálogo de uma Cultura de Paz e Violência.
Modelos fundamentais
“Em cada pessoa há uma ‘criança interior/08’ e um ‘velho sábio/80’. E esses modelos são fundamentais para o cuidado, promoção, prevenção e assistência ao longo da vida. Cada fase traz possibilidades de novas formas de compreender o processo de desenvolvimento humano”, enfatizou o psicólogo.
Durante o encontro foram apresentados ainda projetos locais, como a dança circular coordenada pelas assistentes sociais Claudia Fonseca, da UBS Dr. Geraldo da Silva Ferreira, e Eliana Abdo, da UBS Cidade Vargas; a peça teatral “Nem 8, nem 80”, com as integrantes do Núcleo de Convivência De Idosos Dom Helder Camara; e o curta-metragem “Contando histórias entre gerações”, produzido pela Rede CRIAD, resultado de uma ação da EMEF Ana Maria Alves Benetti.
Para encerrar, houve uma apresentação da Associação Capoeira Céu da Bahia, o desfile “Fina Estampa”, com idosas coordenadas por Lucia Fabro e um desfile com crianças atendidas pela Instituição Coração Família “Do lixo ao luxo”, que trajaram roupas confeccionadas com materiais recicláveis.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk