Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 26 de Outubro de 2015 | Horário: 16:07
Compartilhe:

Rede de Proteção ao Idoso promove encontro na região Sudeste

Evento contou com palestras, apresentações de dança circular, capoeira e teatro, entre outras

Atividade foi aberta a pessoas de diversas idades e contou com a presença de usuários das UBS, conselheiros de saúde e de educação

 

Por Gabrielle Pereira e Rosângela Rosendo

O 1º Encontro Intergeracional “Nem 8, nem 80”, promovido no dia 9 de outubro pela Rede de Proteção do Idoso Jabaquara/Vila Mariana, teve como tema um dos aspectos mais preocupantes da vida nos grandes centros: a violência contra os idosos. Para discuti-lo, o evento proporcionou o encontro de gerações. Nele, foram apresentadas ações de combate à violência às pessoas da terceira idade desenvolvidas pelo poder público e organizações não governamentais. O encontro foi realizado no Centro Cultural do Jabaquara - Acervo e Memória e do Viver Afro Brasileiro Caio Egydio de Souza Aranha.

A atividade foi aberta a pessoas de diversas idades e contou com a presença de usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), profissionais do território da Supervisão Técnica de Saúde Jabaquara/Vila Mariana, além de conselheiros de saúde e de educação.

Um dos pontos da programação incluiu a apresentação “As dimensões do humano e o caminho biográfico na vida: 8 e 80”, ministrada pelo psicólogo da STS Jabaquara/Vila Mariana Ney Luiz Picado. Em sua intervenção ele ressaltou temas que estimulam o diálogo intergeracional e discutiu como é possível lidar com a diversidade e incentivar o diálogo de uma Cultura de Paz e Violência.

Modelos fundamentais

“Em cada pessoa há uma ‘criança interior/08’ e um ‘velho sábio/80’. E esses modelos são fundamentais para o cuidado, promoção, prevenção e assistência ao longo da vida. Cada fase traz possibilidades de novas formas de compreender o processo de desenvolvimento humano”, enfatizou o psicólogo.

Durante o encontro foram apresentados ainda projetos locais, como a dança circular coordenada pelas assistentes sociais Claudia Fonseca, da UBS Dr. Geraldo da Silva Ferreira, e Eliana Abdo, da UBS Cidade Vargas; a peça teatral “Nem 8, nem 80”, com as integrantes do Núcleo de Convivência De Idosos Dom Helder Camara; e o curta-metragem “Contando histórias entre gerações”, produzido pela Rede CRIAD, resultado de uma ação da EMEF Ana Maria Alves Benetti.

Para encerrar, houve uma apresentação da Associação Capoeira Céu da Bahia, o desfile “Fina Estampa”, com idosas coordenadas por Lucia Fabro e um desfile com crianças atendidas pela Instituição Coração Família “Do lixo ao luxo”, que trajaram roupas confeccionadas com materiais recicláveis.

collections
Galeria de imagens