Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2015 | Horário: 15:22
Compartilhe:

HSPM implanta kits de medicamentos de alta vigilância

Medida aumenta segurança na hora de medicar pacientes

Sinalizados com etiquetas chamativas, os equipamentos diminuem a possibilidade de falhas na hora da medicação

 

Por Daniela Avancini


O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) elevou o grau de segurança na administração de medicamentos a seus pacientes. Desde agosto, os profissionais do Núcleo de Segurança do Paciente e do Serviço Técnico de Farmácia trabalham com seis tipos de kits especiais, onde são acondicionados os chamados Medicamentos de Alta Vigilância (MAV). Sinalizados com etiquetas chamativas, os equipamentos diminuem a possibilidade de falhas na hora da medicação.

Os MAV são acomodados em kits identificados com etiquetas chamativas, amarelas, com letras vermelhas ao fundo. Enquadram-se na categoria de MAV, por exemplo, medicamentos como os eletrólitos concentrados (glicose 50%, cloreto de sódio 20%), heparinas (heparina sódica), agonistas adrenérgicos (epinefrina, dobutamina), eletrólitos concentrados (fosfato de potássio 2mEq, gluconato de cálcio 10%), de oncologia e os exclusivos para hemodiálise.

Os kits atendem à 3ª meta do Programa Nacional de Segurança do Paciente, que determina “melhorar a segurança na prescrição, uso e na administração de medicamentos”. Para tanto, as equipes de enfermagem receberam orientações sobre como proceder quanto ao fluxo de troca dos equipamentos. Na farmácia do HSPM foram realizados treinamentos para a correta reposição e controle de entrada e saída dos Kits.

Através da lista de medicamentos de alta vigilância divulgada pelo Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil), o HSPM também revisou a lista de medicamentos de alta vigilância padronizados no hospital. Ela engloba diversas classes terapêuticas, incluindo as acondicionadas nos seis kits.

 

collections
Galeria de imagens