Secretaria Municipal da Saúde
HSPM implanta kits de medicamentos de alta vigilância
Sinalizados com etiquetas chamativas, os equipamentos diminuem a possibilidade de falhas na hora da medicação
Por Daniela Avancini
O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) elevou o grau de segurança na administração de medicamentos a seus pacientes. Desde agosto, os profissionais do Núcleo de Segurança do Paciente e do Serviço Técnico de Farmácia trabalham com seis tipos de kits especiais, onde são acondicionados os chamados Medicamentos de Alta Vigilância (MAV). Sinalizados com etiquetas chamativas, os equipamentos diminuem a possibilidade de falhas na hora da medicação.
Os MAV são acomodados em kits identificados com etiquetas chamativas, amarelas, com letras vermelhas ao fundo. Enquadram-se na categoria de MAV, por exemplo, medicamentos como os eletrólitos concentrados (glicose 50%, cloreto de sódio 20%), heparinas (heparina sódica), agonistas adrenérgicos (epinefrina, dobutamina), eletrólitos concentrados (fosfato de potássio 2mEq, gluconato de cálcio 10%), de oncologia e os exclusivos para hemodiálise.
Os kits atendem à 3ª meta do Programa Nacional de Segurança do Paciente, que determina “melhorar a segurança na prescrição, uso e na administração de medicamentos”. Para tanto, as equipes de enfermagem receberam orientações sobre como proceder quanto ao fluxo de troca dos equipamentos. Na farmácia do HSPM foram realizados treinamentos para a correta reposição e controle de entrada e saída dos Kits.
Através da lista de medicamentos de alta vigilância divulgada pelo Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil), o HSPM também revisou a lista de medicamentos de alta vigilância padronizados no hospital. Ela engloba diversas classes terapêuticas, incluindo as acondicionadas nos seis kits.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk