Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 4 de Novembro de 2015 | Horário: 18:15
Compartilhe:

São Paulo participa da abertura nacional dos cursos de especialização em preceptoria de residência médica e multiprofissional no SUS

Evento realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês contou com a participação do secretário nacional de gestão do trabalho e da educação na saúde e 48 municípios

Instituições de ensino da saúde dos 48 municípios participantes na formação em preceptoria acompanharam a transmissão ao vivo, através de videoconferência

 

Por Beatriz Prado
Foto: Edson Hatakeyama


O Ministério da Saúde deu início aos cursos de especialização em preceptoria de residência médica e multiprofissional no SUS, em 48 municípios do país. O evento, que marcou a abertura do início da formação, foi realizado nesta quarta-feira (04/11), no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês com a presença do secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, do superintendente do Hospital Sírio Libanês, Gonzalo Vecina, gestores, e participação via teleconferência do secretário Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Aurélio Pinto.

As instituições de ensino da saúde dos 48 municípios participantes na formação em preceptoria, para mil médicos e 400 profissionais de múltiplas formações, acompanharam a transmissão ao vivo, através de videoconferência. Durante a apresentação dos cursos, o secretário Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Aurélio Pinto, informou sobre a expansão do número de vagas para o programa de residência, aumento da contratação de médicos da família através do programa Mais Médicos e a importância da formação em preceptoria. “A expansão de vagas para residência é muito importante, e a formação é estratégica para mudar a característica da formação médica, ao colocar o foco na Atenção Básica como área de interesse e de estudos para humanização do atendimento, qualidade e resolução dos casos”, afirmou Hêider.

O município de São Paulo conta com a atuação de 150 preceptores responsáveis pelo acompanhamento de 417 residentes médicos. A capacitação de mais profissionais permite a expansão de vagas para residência. “A formação profissional e a ampliação dos modos de financiamento é um desafio importante para o SUS, que completa 25 anos, e assumiu o compromisso de oferecer saúde de forma universal e gratuita. Ninguém presta bons serviços sem a atuação de bons profissionais, então é muito bom transformar a rede municipal em campo de prática para a formação profissional, porque leva para a unidade de saúde, hospital, urgência e emergência, o esforço permanente da qualidade e a consciência crítica da equipe com um debate permanente em melhorias”, disse o secretário Alexandre Padilha.

A formação de preceptores - que atuam como tutores educacionais dos médicos residentes e profissionais da equipe de saúde da família nas unidades -, é realizada através do PROADI – SUS, com a isenção de contribuições pagas à seguridade social para entidades beneficentes de assistência social parceiras. A Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio Libanês ministrará aulas semipresenciais e atividades práticas, como o acompanhamento de residentes em atendimento na rede municipal, para 20 médicos e 20 profissionais de múltiplas formações na área da saúde, com conclusão prevista para setembro de 2016.

Para o superintendente do Hospital Sírio Libanês, Gonzalo Vecina, a formação em preceptoria conduz o profissional ao protagonismo. “Aprender construindo o conhecimento não se trata apenas de receber o conhecimento, e sim construir o conhecimento. Ao término da capacitação, os novos preceptores terão capacidade de transformar o ambiente de trabalho e as metodologias de ensino para os profissionais da saúde.”

collections
Galeria de imagens