Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 5 de Novembro de 2015 | Horário: 15:07
Compartilhe:

Prevenção pode evitar a maioria dos casos de AVC

UBS Parque Arariba promoveu um mutirão com atendimento e orientação sobre a doença

A dona de casa Margarete Santos participou da ação para cuidar da saúde

 

Texto e foto por William Amorim


Por conta do dia 29 de outubro, tido como o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) - também conhecido como derrame – foram realizadas várias ações de prevenção à doença em todo o país. No dia 26, a UBS Parque Arariba (Campo Limpo) recebeu profissionais e estudantes voluntários da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para um mutirão, com o objetivo de identificar pessoas com fatores de risco e passar informações sobre como prevenir e tratar a doença.

Os profissionais da UBS acreditam que essa parceria é importante, pois chama a atenção dos usuários. “É sempre importante para o serviço essas parcerias, pois agrega ao nosso trabalho uma visão diferente. A unidade já trabalha com a prevenção do AVC, mas receber uma equipe de fora funciona como um ‘atrativo’ para que a população participe”, afirmou a enfermeira Kátia Narciso.

Mutirão de atendimento

Primeiramente, os pacientes responderam a perguntas para saberem se possuíam algum dos fatores de risco. Os principais são: diabetes, colesterol, pressão alta, obesidade e sedentarismo. Depois foi medida a pressão arterial, a circunferência abdominal e o paciente, era então, pesado. Ao final, os profissionais deram alertas e orientações sobre como prevenir a doença e entregaram folders informativos.

“É uma ação muito importante, porque essa doença está entre as principais causas de morte no Brasil e sabemos que cerca de 90% dos AVCs são evitáveis, se os fatores de risco forem controlados. Muitas pessoas que passaram aqui hoje se enquadraram nos fatores de risco”, explicou a presidente da Sociedade Brasileira de Doença Cerebrovascular e médica neurologista, Gisele Sampaio Silva.

Uma das orientações passadas à comunidade foi de como a alimentação pode ajudar na prevenção da doença. “Com orientação, as pessoas vão aprendendo a se alimentar, ingerindo mais fibras, bebendo bastante água, consumindo regularmente frutas, verduras, legumes e carnes”, disse a estagiária de nutrição, Manuela Massara.

Os resultados foram positivos e muitos usuários participaram e indicaram. “Minha irmã veio, passou aqui e quando chegou à casa me falou e eu vim também. Esse tipo de ação é importante, pois me fez ter curiosidade sobre como está minha pressão que costuma ser alta. É bom receber as orientações”, contou a dona de casa, Margarete Ribeiro dos Santos Oliveira.

Números assustadores

Segundo estatísticas, o AVC é a principal causa de morte nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Por ano, mais de 17 milhões de AVCs acometem as pessoas e seis milhões de vidas são perdidas. A cada segundo, uma pessoa, independente da idade e do sexo, tem um AVC. No município de São Paulo, em 2014, o AVC matou 5.665 pessoas.

Para evitar a doença, mantenha uma alimentação saudável, pratique atividade física e evite fumar. Para mais informações, procure uma Unidade Básica de Saúde mais perto de sua casa.

Serviço:
UBS Parque Arariba
Endereço: Rua Francisco Soares, 81 - Jardim Arariba, Campo Limpo - São Paulo.

 

collections
Galeria de imagens