Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 5 de Novembro de 2015 | Horário: 18:48
Compartilhe:

Hospital Dia São Miguel amplia oferta de cirurgias no município

Inaugurada em janeiro, Rede Hora Certa eleva o número de cirurgias vascular e oftalmológica de 200 para 600 por mês

Prefeito Fernando Haddad e secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha visitaram Hospital Dia São Miguel e obras da UPA Tito Lopes

 

Por Beatriz Prado
Foto: Edson Hatakeyama

O Prefeito Fernando Haddad e o Secretário Municipal da Saúde, Alexandre Padilha, visitaram nesta quinta-feira (05/11) as instalações do Hospital Dia da Rede Hora Certa São Miguel e o canteiro de obras da UPA Tito Lopes. Inaugurada em janeiro, a Rede Hora Certa integra o plano municipal ‘Mais cirurgia, menos tempo de espera’ e ampliou a oferta de operações vascular e de cataratas, passando de 200 para 600 por mês. Já a UPA Tito Lopes tem custo de construção estimado em R$ 6,6 milhões, deve ser concluída em 12 meses e ampliará o acesso ao SUS aos 400 mil habitantes da região Leste.

A visita ao Hospital Dia da Rede Hora Certa São Miguel marca a integração da unidade ao plano municipal que garante mais cirurgias em menor tempo de espera, com a reorganização dos três centros-cirúrgicos. Com o atendimento de pacientes em cirurgias de varizes, catarata, vasectomia, hernioplastia e procedimentos de média complexidade, com internação e alta no mesmo dia, a Rede Dia também otimiza os serviços para usuários de média e alta complexidade do Hospital Municipal Tide Setúbal.

“Nós já derrubamos o tempo de espera para exames de apoio ao diagnóstico. Agora estamos convocando os profissionais aprovados em concurso público e contratando parceiros para derrubar a fila de cirurgias. A ideia é que os 30 Hospitais Dia que estarão prontos até junho de 2016 entrem em operação já com o centro-cirúrgico em funcionamento e a Rede Hora Certa vai se transformar em referência nacional”, disse o Prefeito Fernando Haddad.

Para ampliar a oferta de serviços, a SMS reviu contratos firmados com instituições especializadas e abriu chamamento público para novas contratações. “A Prefeitura está fazendo parcerias com prestadores de serviços de saúde privado para dar ritmo ao Hospital Dia. Com o readequação do contrato em vigência foi possível saltar de 396 cirurgias vascular e de catarata realizadas no primeiro semestre, para 320 feitas só nos últimos dois meses. Existe uma dificuldade para a contratação de especialistas como anestesista, por exemplo. Então, ao contratar o prestador de serviços de diagnóstico, cirurgia e pós-operatório a gestão tem a garantia de ter uma equipe completa para ocupar o centro-cirúrgico e diminuir o tempo de espera para os usuários”, explicou o secretário Alexandre Padilha.

Costureira de ofício, Antônia Borges Batista está ansiosa para o retorno ao consultório oftalmológico e o encaminhamento para o centro-cirúrgico. “Tenho 64 anos e costuro há 40, então, conversei com a assistente social, pois mesmo com óculos, enxergo com muita dificuldade e assim não consigo trabalhar como antes. O atendimento aqui é muito bom e rápido e depois quero também passar com o ortopedista e dermatologista.”

Atendimento aprovado

Antônio Lopes Tigres é vendedor de porta em porta e foi um dos primeiros a passar pelo centro-cirúrgico do Hospital Dia da Rede Hora Certa São Miguel, para a cirurgia de varizes a laser, sem a necessidade de anestesia e de baixa invasão no organismo. “Fiz cirurgia em uma das pernas, e em dois dias já estava andando normalmente. O médico só orientou para não subir escadas, mas de resto foi vida normal. Para chegar até aqui esperei o encaminhamento por um ano e assim que cheguei ao Hospital Dia, fiz os exames e operei em um mês”, explicou Antônio.

UPA Tito Lopes

Ainda na região Leste, o Prefeito Fernando Haddad e o Secretário Municipal da Saúde, Alexandre Padilha, também visitaram o canteiro da obra da UPA Tito Lopes. A unidade de pronto-atendimento está sendo construída na Avenida Pires do Rio, em área de 1.780 m2 e somada ao Hospital Dia da Rede Hora Certa São Miguel e Hospital Municipal Tide Setúbal irá ampliar o acesso à saúde para 400 mil habitantes do território.

Com previsão de conclusão em 12 meses, a UPA Tito Lopes prestará atendimento de urgência e emergência 24 horas por dia, com 25 leitos de observação em estrutura simplificada para casos de infarto, acidente cardiovascular, fraturas, cortes e atenção em menor complexidade. Além da UPA, os moradores de São Miguel serão beneficiados com a construção de quatro novas UBS, em apoio às 16 em atividade na região.

 

collections
Galeria de imagens