Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 6 de Novembro de 2015 | Horário: 15:08
Compartilhe:

Atividades em CECCO são destaques na zona Norte

Centros de Convivência promovem atividades esportivas, comemorações, grupos de artesanato e muito mais

Práticas de Tai Chi Pai Lin ocorrem no CECCO Jaraguá todas as quartas-feiras  em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Rincão

 

Por Raíssa Martins e Talita Coutinho

Os Centros de Convivência e Cooperativa (CECCO) são lugares de interação entre pacientes psiquiátricos e a população. O objetivo principal desses espaços é oferecer uma oportunidade de integração social por meio de oficinas de artesanato, atividades esportivas, culturais e profissionalizantes.

Um exemplo disso são as práticas de Tai Chi Pai Lin que ocorrem no CECCO Jaraguá. Todas as quartas-feiras, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Rincão, os moradores da região se reúnem para essa atividade.

O que é o Tai Chi Pai Lin?

O Tai Chi Pai Lin é um conjunto de práticas de origem taoista, inserido no Brasil. Esta ação integra três áreas do conhecimento da medicina tradicional chinesa e tem como objetivo trabalhar a respiração e a circulação do sangue, fazendo com que se estabeleça a harmonia entre o corpo e o espírito.

A praticante do Tai Chi, Lidia de Paula Rodrigues Nestre, de 67 anos, destacou os benefícios da atividade. “Eu sentia muitas dores no corpo, tenho problema na coluna, comecei a praticar há mais de um ano e hoje eu me sinto muito bem, as dores acabaram, até a qualidade do meu sono melhorou.”

O grupo começou há um ano e seis meses e já tem colhido resultados positivos. Em dias de sol, por exemplo, cerca de 30 pessoas participam. “No começo foi difícil, pois não tinha muita adesão, mas o grupo aumentou bastante, e as pessoas comentam as melhorias que adquiriram com as atividades”, relatou a gerente do Cecco Jaraguá, Ágata Daubek.

As atividades são dirigidas pelas agentes de saúde da UBS Jardim Rincão Ariane Pereira Velano, Maisa Aparecida Branco e pela gerente do Cecco Ágata Daubek.

“A gente estimula e divulga todas as atividades que acontecem na UBS e no CECCO, mas percebemos que as pessoas indicam também para outras”, afirma a agente de saúde Ariane.

“Ariane e eu resolvemos abraçar a causa do Tai Chi. Fizemos o curso com uma professora acupunturista muito legal, que nos ensinou tanto a parte teórica quanto a parte prática. Quando começamos, fizemos amizade com os frequentadores do parque e todos aceitaram conhecer”, contou a agente de saúde Maisa.

Benefícios do Tai Chi Pai Lin

A prática é benéfica tanto para a saúde do corpo quanto para a mente. Auxilia no tratamento de problemas como desânimo, ansiedade, irritabilidade, hipertensão arterial, ortopédicos e reumatológicos.

Vilma Pereira Maciel, de 60 anos contou sua experiência com o Tai Chi. “Hoje eu me sinto bem melhor, tinha muitas dores e tomava até calmante para dormir. Parei de tomar já faz um tempo, estou dormindo bem melhor”.

Para José Nilton de Oliveira, de 74 anos, não foi diferente. “Eu me sinto muito bem, tinha muitas dores nos braços que hoje não sinto mais”.

As atividades são realizadas todas as quartas-feiras, das 8h15 às 9h15, no Parque Pinheirinho D’agua, localizado à Estrada de Taipas, Jaraguá, zona Norte de São Paulo.

CECCO Vila Guilherme

 

 

Já o CECCO Vila Guilherme, no Parque do Trote, realiza em toda última sexta-feira do mês, um sarau onde os integrantes do Centro de Convivência e a população podem se apresentar, se divertir e interagir.

Em outubro não foi diferente. Apesar de o evento ter sido adiantado devido ao feriado do dia 30, o sarau foi tão animado quanto os outros. A reunião aconteceu no dia 23 de outubro, das 14h às 18h.

As demonstrações de talentos variaram entre canto, danças, apresentação de teclado, declamação de poesia e até leitura de textos autorais. O evento é aberto para a população e já conta com a presença dos integrantes do CECCO.

Após as apresentações, houve comemoração para os aniversariantes do mês. E para finalizar, teve até música para descontração entre os participantes do sarau.

Com a chegada da primavera, houve um baile ao final do sarau e a música foi estendida por mais tempo que o habitual. A festa reuniu em torno de 40 pessoas, entre idosos, crianças, homens e mulheres. Todos dançaram e interagiram em um evento bem animado.

 

collections
Galeria de imagens