Secretaria Municipal da Saúde
SUVIS Leste visitará imóveis em regiões com maior número de casos de dengue
SUVIS da CRSL reuniu representantes das sete supervisões para fazer os últimos ajustes, orientações e distribuição dos mapas das regiões
Por Cecília Figueiredo
Foto: Vanessa Santos
A Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRSL) promove na próxima semana, entre os dias 11 e 14 de novembro, uma ação concentrada de visitas as 4.848 casas localizadas em regiões que tiveram maior número de casos positivos de dengue. O objetivo da visitação aos imóveis é avaliar se o surgimento do caso da doença alterou os hábitos da família, com a adoção de cuidados preventivos em relação ao armazenamento adequado de água de chuva, recipientes e outros possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Para organizar a ação, a SUVIS da CRSL reuniu representantes das sete supervisões para fazer os últimos ajustes, orientações e distribuição dos mapas das regiões.
Força tarefa
Um ‘exército’ de 242 agentes em saúde ambiental /endemias e 20 técnicos de Vigilância em Saúde Ambiental das sete supervisões estarão envolvidos na ação direcionada à verificação de 3.215 casos notificados em Itaquera e 1.633 em São Miguel Paulista, no primeiro semestre deste ano.
Na ocasião, os agentes farão o preenchimento de um formulário indicando a situação encontrada no imóvel visitado: recipientes existentes com água acumulada, com a presença de larvas. Caso no endereço da listagem, o imóvel esteja fechado, desocupado, abandonado ou, se a visita for recusada pelo munícipe, o agente também deverá apontar a informação na planilha.
Onde não for possível realizar a visita, haverá o retorno do agente ainda que fora da ação de 11 a 14 de novembro.
Todos os finais de tarde, o banco de informações será atualizado pela SUVIS Leste, com os dados colhidos nas visitas, que deverão ser encaminhados pelas equipes para os endereços eletrônicos: magdacosta@prefeitura.sp.gov.br ; rerguelles@prefeitura.sp.gov.br
Coordenador da SUVIS Leste, o médico veterinário Ricardo Dias Erguelles, salientou que a ação definida pela Secretaria Municipal de Saúde será uma oportunidade de mensurar a sensibilização da população com relação à dengue. “Verificaremos nas regiões se houve uma mudança de comportamento da população atingida pela dengue. Isso ajudará a preparar e, se for o caso, até aprimorar a rotina de trabalho preventivo que ocorre o ano todo”, disse.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk