Secretaria Municipal da Saúde
Reivindicação de mais de 15 anos dos moradores do Cambuci é atendida
Secretário Alexandre Padilha e os conselheiros gestores do Cambuci conferiram o andamento da obra da nova unidade
Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama
A ação Saúde em Movimento continua percorrendo as unidades de saúde do município de São Paulo. Neste sábado (7/11), o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, conferiu o andamento das obras da nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cambuci, na região central, que atenderá a uma reivindicação de mais de 15 anos da população e do Conselho Gestor da região. Com investimento de R$ 3,3 milhões, a nova unidade vai operar no modelo integral e prestará melhor atendimento para a população de 65.700 habitantes de sua área de abrangência. A previsão é que a construção seja finalizada no segundo semestre de 2016. Atualmente, está na fase de fundações do terreno.
De acordo com o secretário, cada nova UBS garante mais médicos e melhor atendimento para a população. “Haverá uma estrutura nova, salas com condições para os médicos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem atuar. O local será adequado para as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), para poder fazer seus registros e melhor organizar suas visitas. A nova unidade será mais acolhedora para a população e terá atendimento mais rápido. Todas as unidades, além da estrutura nova e dos equipamentos novos, já virão também com prontuário eletrônico”, pontuou Padilha.
Enquanto a nova unidade não fica pronta, a atual UBS Cambuci – que funciona num prédio da década de 1940 - está passando por reforma que visa o melhor atendimento da população, com acessibilidade, adequação do espaço, ventilação, iluminação e área de espera. “Essa UBS é histórica, tradicional. Trata-se de um prédio construído na década de 1940, por isso, precisa de reformas e adequações para melhorar o atendimento e a organização do serviço. Estamos realizando um sonho com essa nova estrutura, para dar mais condições de trabalho aos nossos profissionais”, disse o secretário.
Demanda antiga da região será atendida
Para o conselheiro gestor do segmento usuário da região, Oswaldo André Filho, a construção dessa nova UBS é uma vitória da população de Cambuci, representada por seus conselheiros, que já lutam há mais de 15 anos por um espaço mais amplo e com melhores condições de atuação para os profissionais e, consequentemente, de atendimento para os usuários. “Estou há mais de dez anos nesta luta. Mas, há pelo menos 15 anos o pedido está sendo feito. Já tentamos ampliação e tudo mais, porque a atual [UBS] é da década de 1940 e com o aumento da população ao longo dos anos, ela ficou pequena”, explicou o conselheiro.
‘Estou felicíssima’
Usuária Flodernice Mendes de Oliveira, de 72 anos, agradeceu ao secretário pela construção da nova sede da UBS Cambuci
A construção da nova sede da UBS Cambuci levou novas expectativas para os moradores da região. A usuária da unidade, Flordenice Mendes de Oliveira, de 72 anos, moradora do bairro há 22 anos, fez questão de agradecer ao secretário por atender essa antiga demanda, enquanto ele visitava a 6ª Feira da Saúde e Cidadania, organizada pelo Rotary Club, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, no Largo do Cambuci.
“Estou felicíssima. Felicíssima. Não só eu, como todo o pessoal do bairro. Isso vai ser melhor para a Saúde, para a população e até mesmo para os comerciantes. Foi a melhor notícia que recebi hoje”, disse Flodernice.
Você sabe o que é UBS Integral?
A UBS Integral é um novo conceito de atendimento à saúde, o que enseja mudanças radicais no atual sistema. Prevê, acima de tudo, a unificação dos vários níveis de atenção de modo a proporcionar ao usuário, mesmo os não agendados, soluções imediatas para seus problemas. O diferencial no novo sistema será o atendimento humanizado, fazendo com que o paciente/usuário não se sinta mais um simples número de protocolo. Na nova modalidade está prevista a inclusão e a valorização das medicinas tradicionais e práticas integrativas de saúde.
Já foram inauguradas as seguintes unidades: Jardim Edite; Miriam II; Vera Cruz; Maringá / Talarico; Nova Pantanal; e São Remo.
UBS em obras: 16
UBS Jd. Aeroporto; UBS Brasilândia III; UBS Cidade Nova S. Miguel; UBS Jd. São Carlos; UBS Jova Rural; UBS Pq. das Nações Unidas; UBS Cambuci; UBS Encosta II; UBS Jd. Romano II; UBS Jd. São Nicolau; UBS Pró-Morar; UBS V. Sonia II; UBS Jd. Fontalis; UBS Nascer do Sol; UBS Vl. Ema; UBS Vl. Esperança.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk