Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 11 de Novembro de 2015 | Horário: 11:04
Compartilhe:

10ª Feira de Saúde e Cidadania de Cidade Ademar conta com ações voltadas para a saúde

Mais de 1.050 pessoas foram atendidas por profissionais da saúde da região de Cidade Ademar e Santo Amaro

Por William Amorim


A 10ª Feira de Saúde e Cidadania de Cidade Ademar aconteceu no último dia 31 de outubro, das 8h30 às 13h, no CEU Alvarenga. O evento contou com diversos tipos de serviços e atendimentos gratuitos. A Supervisão Técnica de Saúde (STS) de Santo Amaro e Cidade Ademar é parceira do evento e mais de 1.050 usuários foram atendimentos pelos profissionais das equipes de saúde presentes no local.

As ações da saúde envolveram: aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar (dextro), orientação nutricional, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC) e de grau de risco para doenças cardiovasculares, orientação sobre calendário vacinal de crianças e adolescentes, vacinação adulto (antitetânica), orientação sobre saúde bucal e distribuição de produtos de higiene oral, teste rápido de Hepatite C, orientação sobre dengue e leptospirose, prevenção de contaminação dos alimentos por animais sinantrópicos, posse responsável de animal de estimação, orientação sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), distribuição de preservativos e avaliação da acuidade visual.

Encaminhamento

Os usuários diagnosticados com alguma alteração no resultado dos testes foram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas de suas residências para passarem em consultas clínicas e participarem de grupos multiprofissionais. Na aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, por exemplo, cerca de 30 pessoas foram encaminhadas para a nutricionista e UBS.

A feira contou com a participação 45 colaboradores, dentre eles enfermeiros, auxiliares de enfermagem, graduandos do curso de enfermagem, médicos, nutricionistas, agentes de zoonoses, dentistas e técnicos de saúde bucal.

“A participação da saúde nestes eventos é de fundamental importância para divulgação do trabalho realizado nas unidades de saúde e, principalmente, por aumentar a captação de pessoas portadoras de alguma doença, encaminhar para o tratamento e atuar na profilaxia com o objetivo de proporcionar melhora na qualidade de vida”, reforçou Regina Fernandes Mansoldo, integrante da Interlocução de Enfermagem da Supervisão de Santo Amaro/Cidade Ademar.

collections
Galeria de imagens