Secretaria Municipal da Saúde
Mais de 50% dos casos de diabetes podem ser prevenidos
Por Caique Adejar e Vanessa Santos
O mês de novembro é marcado por eventos voltados à prevenção e promoção da saúde. Além de ser reconhecido como Novembro Azul - devido às campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata - há espaço também, para o Dia Mundial do Diabetes (14/11), doença que eleva a glicose no sangue (hiperglicemia). As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de São Paulo reforçarão as orientações e promoverão ações a fim de diagnosticar novos casos.
Os tipos de diabetes mais comuns são Tipos 1 e 2 e o Gestacional. De acordo com a endocrinologista da área técnica de Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Saúde do Homem da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Anete Hannud Abdo, mais de 50% dos casos de diabetes do Tipo 2 podem ser prevenidos com a prática de atividades físicas, alimentação saudável e manutenção do peso ideal. Confira as características dos tipos 1 e 2 e os seus principais sintomas.
Tipo1
Este tipo é conhecido como diabetes infanto-juvenil, instável ou insulinodependente. Trata-se do aumento da taxa de glicose no sangue, em decorrência da falta de produção de insulina pelo pâncreas. Ocorre principalmente em crianças e adolescentes sem excesso de peso (pico de incidência entre 10 e 14 anos), mas pode ocorrer também em adultos.
No geral, aparece subitamente, com aumento acentuado da taxa de glicose no sangue, podendo chegar ao coma. O tratamento é feito com aplicação diária de insulina. Alimentação adequada e atividade física são partes importantes do tratamento.
Tipo2
Esse tipo é conhecido como diabetes do adulto ou da maturidade, estável ou não insulinodependente. Nesse caso, o aumento da taxa de glicose no sangue decorre de uma resistência do organismo à ação da insulina. É o tipo mais comum: abrange cerca de 90% dos casos de diabetes na população.
Manifesta-se, em geral, em adultos com longa história de excesso de peso e com histórico familiar de diabetes tipo 2. No entanto, com a epidemia de obesidade que atinge os jovens, observa-se um aumento na incidência de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes.
Esse tipo costuma ter início insidioso e sintomas mais brandos. O aumento da taxa de glicose no sangue progride lentamente e a pessoa pode ficar vários anos sem sintomas, sem saber que tem diabetes e, portanto, sem tratamento, o que favorece a ocorrência de complicações.
O tratamento é feito com medicamentos orais, mas com o passar dos anos pode ser necessário o uso de insulina. Alimentação adequada e atividade física são partes importantes do tratamento.
Segundo Anete, embora ainda não exista cura para o diabetes, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são de extrema importância para que a doença não se instale nos olhos, nos rins, nos nervos, nos pés e não provoque infartos e derrames.
Os principais sintomas são:
- Urinar muito
- Sede excessiva, boca seca
- Fome aumentada
- Perda de peso
- Cansaço, falta de energia
- Falta de concentração, desinteresse
- Vômitos e dores de estômago
- Sensação de formigamento ou adormecimento em mãos e pés
- Visão embaçada
- Infecções frequentes
- Feridas de difícil cicatrização
Em caso de suspeita é preciso procurar a orientação de um médico em uma Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
Cenário Nacional
Segundo pesquisa realizada em dezembro de 2014 pelo Ministério da Saúde, 13 milhões de pessoas têm diabetes no Brasil. O país ocupa a quarta posição mundial, perdendo apenas para a China (92,3 milhões), Índia (63 milhões) e Estados Unidos (24,1 milhões).
Dia Mundial do Diabetes nas coordenadorias
Algumas UBS promoverão eventos para fornecer informações sobre o diabetes em virtude dessa campanha de conscientização. Confira:
Coordenação Regional de Saúde Sudeste:
Clique aqui para ver a programação
Coordenação Regional de Saúde Norte:
Clique aqui para ver a programação
Coordenação Regional de Saúde Sul:
Clique aqui para ver a programação
Coordenação Regional de Saúde Leste:
Clique aqui para ver a programação
Coordenação Regional de Saúde Oeste:
As equipes da região Oeste estão dispostas a orientar todos os pacientes que se dirigirem as UBS no dia 14 de novembro para orientá-los sobre o diabetes.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk