Secretaria Municipal da Saúde
PAVS realiza atividade com idosos de Instituição de Longa Permanência em Jaçanã
João Fava, gestor local do PAVS, orienta idoso no preparo da horta em garrafa pet
Por Monique Santos e Camila Fernandes
O grupo de trabalho criado pela Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), Supervisão Técnica de Saúde Jaçanã/Tremembé/Santana/Tucuruvi (STS) e a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS), é composto por uma equipe multidisciplinar que representa diversos serviços e equipamentos da rede de proteção no território. A equipe se reúne mensalmente e busca traçar estratégias de cuidados, para garantir ao usuário acometido pelo Transtorno de Acúmulo Compulsivo, um atendimento integral e o respeito às particularidades de cada caso.
Na busca pela efetivação deste atendimento humanizado e integral, o grupo realizou no último dia 26 de outubro uma ação dentro da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), localizada no bairro Jaçanã, com o propósito de apresentar o trabalho que vem sendo realizado pela rede e ainda orientar os profissionais que atuam na ILPI em relação ao transtorno de acúmulo, suas principais características e como lidar com as situações apresentadas.
Em paralelo a esta atividade, a representante da microrregião Jaçanã/Tremembé, Camila Fernandes, responsável pelo Serviço Social convidou o gestor local do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), João Fava para realizar uma oficina de hortas caseiras, com o intuito de demonstrar formas de reutilizar materiais recicláveis e abordar a importância de cada um assumir a responsabilidade pelo descarte correto dos resíduos, bem como, as implicações sobre a saúde quando acumulados e armazenados de forma inadequada.
Segundo Fava, a oficina contribui para a integração entre as pessoas que convivem na casa. “A atividade reforça a importância do cuidado com o outro e com o meio ambiente. Cada um produziu um vaso com uma muda de hortaliça para montar um jardim suspenso na própria sede da instituição”, disse.
Parceria com o ILPI
O ILPI solicitou o apoio dos profissionais que compõem o Grupo de Trabalho de Transtorno de Acúmulo, após identificar que dentre as idosas institucionalizadas, duas vinham apresentando sinais de acúmulo compulsivo.
Endereço:
Rua Romão Freire, 176 – Jaçanã. São Paulo
Telefone: (11) 2389-3923 - 2389-3924
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk