Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 19 de Novembro de 2015 | Horário: 12:18
Compartilhe:

PAVS realiza atividade com idosos de Instituição de Longa Permanência em Jaçanã

Ação visa garantir ao usuário acometido pelo Transtorno de Acumulo Compulsivo, atendimento integral e respeito às às particularidades de cada caso

João Fava, gestor local do PAVS, orienta idoso no preparo da horta em garrafa pet

 

Por Monique Santos e Camila Fernandes


O grupo de trabalho criado pela Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), Supervisão Técnica de Saúde Jaçanã/Tremembé/Santana/Tucuruvi (STS) e a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS), é composto por uma equipe multidisciplinar que representa diversos serviços e equipamentos da rede de proteção no território. A equipe se reúne mensalmente e busca traçar estratégias de cuidados, para garantir ao usuário acometido pelo Transtorno de Acúmulo Compulsivo, um atendimento integral e o respeito às particularidades de cada caso.

Na busca pela efetivação deste atendimento humanizado e integral, o grupo realizou no último dia 26 de outubro uma ação dentro da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), localizada no bairro Jaçanã, com o propósito de apresentar o trabalho que vem sendo realizado pela rede e ainda orientar os profissionais que atuam na ILPI em relação ao transtorno de acúmulo, suas principais características e como lidar com as situações apresentadas.

Em paralelo a esta atividade, a representante da microrregião Jaçanã/Tremembé, Camila Fernandes, responsável pelo Serviço Social convidou o gestor local do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), João Fava para realizar uma oficina de hortas caseiras, com o intuito de demonstrar formas de reutilizar materiais recicláveis e abordar a importância de cada um assumir a responsabilidade pelo descarte correto dos resíduos, bem como, as implicações sobre a saúde quando acumulados e armazenados de forma inadequada.

Segundo Fava, a oficina contribui para a integração entre as pessoas que convivem na casa. “A atividade reforça a importância do cuidado com o outro e com o meio ambiente. Cada um produziu um vaso com uma muda de hortaliça para montar um jardim suspenso na própria sede da instituição”, disse.

Parceria com o ILPI

O ILPI solicitou o apoio dos profissionais que compõem o Grupo de Trabalho de Transtorno de Acúmulo, após identificar que dentre as idosas institucionalizadas, duas vinham apresentando sinais de acúmulo compulsivo.

Endereço:
Rua Romão Freire, 176 – Jaçanã. São Paulo
Telefone: (11) 2389-3923 - 2389-3924

 

collections
Galeria de imagens