Secretaria Municipal da Saúde
Representantes do Ministério da Saúde conhecem projeto MOVE na região Norte
Estudantes da EMEBS Madre Lucie Bray apresentaram os trabalhos sobre o eixo Cultura de Paz – Bullying
Por Monique Santos
No último dia 27 de outubro, duas representantes do Ministério da Saúde, vieram até São Paulo a fim de conhecer o projeto MOVE, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), promovido pelas unidades básicas de saúde (UBS) de Jaçanã/Tremembé junto às instituições de ensino do território.
O Projeto
O MOVE foi criado há três anos e, em 2014, mais de 8 mil jovens de ONGs e escolas públicas da região participaram do projeto. Através dos colaboradores das unidades, com o apoio da equipe técnica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Serviço Social e Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), aprenderam sobre: atividade física, alimentação saudável, cultura de paz e meio ambiente.
Na Escola Estadual Professor José do Amaral Mello, localizada no bairro Vila Nova Galvão, zona Norte de São Paulo, as médicas Maria Ignez Saito e Maria Helena Ruzany viram de perto como as crianças interagem com os colaboradores da saúde. As crianças realizaram jogos cooperativos e usaram os conhecimentos adquiridos ao longo do ano.
“Conhecer projetos maravilhosos como esses, nos faz acreditar que é possível sim, deixar o futuro nas mãos dos jovens deste país”, disse Maria Ignez.
Laboratório de Inovação
O objetivo do Laboratório de Inovação sobre boas práticas na atenção de adolescentes e jovens é reunir, identificar e valorizar as práticas inovadoras na atenção à saúde de adolescentes e jovens. O espaço foi concebido e desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral de Saúde de Adolescentes e do Jovens/Departamento de Ações Programáticas Estratégicas/ Secretaria de Atenção à Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS - Brasil). A proposta é que o material reunido no novo espaço fique à disposição de gestores do SUS que estejam em busca de respostas a problemas similares.
O Laboratório de Inovação, lançado em 2014, recebeu 62 trabalhos de todas as regiões do país, mostrando a preocupação e a criatividade na realização da atenção integral à saúde de adolescentes e jovens. Destes, foram selecionadas 26 experiências que foram apresentadas em uma reunião em Brasília no mês de julho 2015.
As unidades contempladas com a visita foram: Vila Nova Galvão (E.E. Professor José do Amaral Mello) e Jaçanã (EMEBS Madre Lucie Bray) o critério de seleção foi a localização, vulnerabilidade no território, aplicabilidade do projeto e inclusão.
“O que mais chamou a atenção do grupo de trabalho foi a inovação e o êxito atingido apesar de grandes dificuldades enfrentadas pelos serviços de saúde”, destacou Maria Helena, uma das consultoras do Laboratório de Inovação.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk