Secretaria Municipal da Saúde
Prefeitura realiza Seminário Internacional “Políticas de Drogas: Direitos Humanos e Saúde Pública”
Por Mariana Bertolo
As secretarias municipais da Saúde (SMS) e dos Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) realizarão, nesta quarta (25) e quinta-feira (26), no Anhembi, o II Seminário Internacional “Políticas de Drogas: Direitos Humanos e Saúde Pública”. A realização tem apoio da Secretaria de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF).
O evento, que começará às 8h, terá debates sobre as políticas sobre Drogas com foco em projetos inovadores de atenção e cuidado, evidências científicas e perspectivas políticas que tenham como fundamento a garantia e a promoção dos direitos humanos e da saúde pública.
O público é composto por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadores, redutores de danos, movimentos sociais e interessados em geral. Entre as experiências apresentadas no seminário estão a da França (Lia Cavalcanti, uma brasileira que implantou o programa de redução de danos em Paris), Colômbia (Marcela Tovar apresentará as iniciativas de atenção básica aos usuários complexos de drogas de Bogotá) e Portugal (João Goulão contará sobre a experiência de descriminalização do consumo de drogas em seu país). Os convidados contribuirão com a reflexão sobre a Política Municipal sobre Álcool e Drogas, que é intersecretarial.
Mesas redondas
O evento terá mesas redondas sobre prevenção, atenção e cuidado aos usuários de álcool e outras drogas, jovens e os contextos de uso, violência e encarceramento e redução de danos. A assessora especial de políticas públicas sobre drogas, Maria Angélica Comis, afirma ser necessário que sejam feitos eventos como esse para estimular a reflexão crítica dos trabalhadores e pesquisadores da área, pois desta maneira poderemos construir uma política pautada na garantia de direitos.
A área de Saúde Mental da SMS coordena a Rede Sampa, programa de educação permanente da rede de Atenção Psicossocial do município. Ela é voltada aos profissionais que atuam na área da saúde no envolvimento de diversos cenários e situações e no desenvolvimento de ações que minimizem o sofrimento mental dos pacientes. Cerca de 500 profissionais da Rede Municipal participarão do seminário.
A coordenadora da área técnica de saúde mental, Myres Cavalcanti, afirma que, além da rede de atenção estruturada, é de fundamental importância o constante aprimoramento dos profissionais da área com cursos de educação permanente no cuidado à saúde mental.
“A Rede Sampa aprimora as práticas de saúde mental na Rede de Atenção Psicossocial, nos eixos atenção à saúde mental da infância e adolescência, atenção à saúde mental do adulto e as situações de crise, atenção à saúde dos usuários de substâncias psicoativas e às Redes de Atenção Psicossocial. Este seminário será também uma base para que nossa rede possa conhecer e analisar experiências internacionais”, explica Myres.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk