Secretaria Municipal da Saúde
Zona Leste promove 3º Encontro do Programa Melhor em Casa
Programa Melhor em Casa até julho atendeu 552 pacientes na CRS Leste. Há em toda a cidade 27 equipes completas do Programa
Texto e foto: Cecília Figueiredo
A Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste) realizará na sexta-feira (27), na Faculdade Santa Marcelina (FASM), o 3º Encontro Regional do Programa Melhor em Casa. O Programa - executado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Ministério da Saúde - atende em domicílio pacientes de todas as idades, moradores do município, que tenham necessidades de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica.
O 3º Encontro, que reunirá interlocutores das sete supervisões técnicas de Saúde da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) na zona Leste, prevê a exibição de um vídeo sobre a EMAD, elaborado pela equipe de colaboradores, sobre as experiências desenvolvidas durante o ano.
Haverá ainda a exibição do vídeo “Terminalidade no cinema” e a realização de discussões em seis salas temáticas, divididas nos períodos da manhã e tarde, sobre as práticas desenvolvidas pelas sete supervisões. O objetivo é propiciar a troca de experiências.
Família, cuidado com quem cuida, reflexão sobre cuidados paliativos na assistência nutricional, neolinguística e intervenção de reabilitação são alguns dos assuntos que serão debatidos nos grupos de trabalho.
Valéria Yukari Nakamura, assessora técnica do programa na CRS Leste, aposta no fortalecimento da educação permanente para as equipes envolvidas no Melhor em Casa. “O tema desse ano é ‘A arte de construir novos caminhos’, pois desejamos que, além da troca de experiências na Leste, possamos criar possibilidades que contribuam para fortalecer o trabalho do Programa Melhor em Casa”, afirmou.
A médica Diana Silva de Oliveira e a enfermeira Priscilla Arruda, da EMAD Hospital Tide Setúbal, farão palestra sobre a viabilidade da hipodermóclise - administração de medicamentos em soluções, através do tecido subcutâneo de uma forma mais lenta.
Programa Melhor em Casa na CRS Leste
O Programa Melhor em Casa até julho atendeu 552 pacientes na CRS Leste. Há em toda a cidade 27 equipes completas do Programa. Deste total, sete completas estão sediadas na região Leste, sendo quadro nos hospitais Carmem Prudente – Cidade Tiradentes, Tide Setúbal, Dr. Alípio Corrêa Netto – Ermelino Matarazzo, além de três na Atenção Básica.
As vantagens são múltiplas. Para o hospital, há a otimização dos leitos existentes. Já para os pacientes, existe a possibilidade de serem acolhidos na residência, evitando infecções por bactérias multirresistentes, garantir o cuidado próximo de seus familiares e melhora da qualidade de vida.
Uma das finalidades do Melhor em Casa é reduzir o tempo de internação hospitalar de pacientes que estejam com o quadro estabilizado, sem agravamento, mas ainda necessitando de cuidados sistemáticos, como curativos, trocas de sonda, medicação, fisioterapia respiratória, entre outros procedimentos terapêuticos ou profiláticos que podem ser realizados em casa. Esse acompanhamento passa a ser feito em domicílio, com todo o suporte assistencial necessário.
Os pacientes também recebem insumos e materiais destinados ao seu tratamento como cadeiras de banho, caldeiras de roda, colchões especiais (tipo caixa de ovo) e camas fawler (hospitalar), entre outros. Outra preocupação do Programa é a capacitação dos familiares, para que eles possam ajudar nos cuidados ao doente, colaborando com a equipe do Melhor em Casa para manter o bem-estar e a qualidade de vida do paciente.
Serviço:
III Encontro Regional do Programa Melhor em Casa
27/11 – 8h às 13h
Auditório de São José da Faculdade Santa Marcelina
Rua Cachoeira Utupanema, 40 - Itaquera.
8h | Credenciamento e café da manhã
9h | Mesa de abertura
9h15 | vídeo da EMAD Leste
9h20 |Palestra: Hipodermóclise, um procedimento possível
10h | Salas temáticas
Sala Cidade Tiradentes
Família em Debate, história e conceitos na atualidade
Sala Ermelino Matarazzo
Cuidando de quem cuida
Sala São Mateus
Reflexão sobre cuidados Paliativos na Assistência Nutricional
Sala Itaim Paulista
Neolinguística
Sala Itaquera
Confort Food
Sala Guaianases
Intervenção de Reabilitação
12h | exibição do filme Terminalidade no cinema
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk