Secretaria Municipal da Saúde
Unidade da zona Norte oferece grupo de alívio à dor corporal
A prática da fisioterapia é controlada pela Doutora Adriane Ortiz que realiza uma série de exercícios
Por Danielle Lobato
Diversas pessoas sofrem com dores musculares pelo corpo todo. Devido ao número elevado de procura pela cura para esses problemas, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio da UBS Vila Dionísia, criou o Grupo de “Alívio da Dor”. O objetivo é atender a população com aulas práticas de fisioterapia e acupuntura.
De acordo com estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor crônica afeta 30% da população mundial. Pesquisa feita nos EUA revela que o problema resulta em 550 milhões de dias de trabalho perdidos devido ao desconforto que afeta tanto a saúde quanto a qualidade de vida. O problema também altera o humor, o apetite e o sono, além de provocar queda na imunidade e estresse.
Antônio Bispo Nunes, um dos usuários da unidade, relata a importância e a mudança que o “Alívio da Dor” promoveu em sua vida. “Procurei o grupo porque, depois que fiz uma cirurgia para uma artrose, ainda sentia fortes dores na região dos joelhos e nos ombros. O médico me orientou a procurar uma Unidade Básica de Saúde que oferecesse sessões de fisioterapia. Corria o risco de perder os movimentos das pernas caso não me tratasse. Hoje eu sinto melhoras. Os médicos são aplicados e atenciosos“, afirma Nunes. Os resultados têm sido promissores. Cerca de 20 pessoas participam do grupo. As faixas etárias são variadas, de jovens a idosos.
Acupuntura
A acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa. Consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas. Há também a acupuntura auricular, que não utiliza agulhas. Ela age em doenças crônicas, ortopédicas, de pele, etc.
A fisioterapeuta Adriane Ortiz de Castro afirma que “a maioria dos pacientes participa por meio de um encaminhamento do Ortopedista”. “Mas há também encaminhamentos do médico generalista, que é da estratégica da Saúde da família. Em reunião com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), eles entregam os encaminhamentos e discutimos os casos. Depois, marcamos uma avaliação individual do paciente para o integrarmos no grupo de Alívio da Dor e verificar se as melhoras estão ocorrendo”, afirma Adriane.
Multiplicadores de Saúde
O objetivo da unidade é, em 2016, que os pacientes se tornem contato com o Lian Gong, uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa. O Lian Gong consiste em 18 exercícios. Trata-se de um método especialmente projetado para tratar, de forma harmônica, o funcionamento do corpo humano. A ideia é montar um grupo aberto, sem a necessidade de encaminhamento.
Segundo o acupunturista Paulo Balikjian, “o bom é que o Lian Gong é difundido pelo mundo inteiro”. “O material didático é de fácil acesso na internet. A intenção é que eles [usuários] não se prendam apenas a um profissional da saúde, mas possam fazer os exercícios em casa. Desta forma, terão uma qualidade de vida melhor e também serão multiplicadores de Saúde”, afirmou.
Serviço
UBS Vila Dionísia
Rua: Chen Ferraz Falcão, 50
CEP: 02670-040. (11) 3851-7483
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk