Secretaria Municipal da Saúde
Hospital Dia São Miguel encaminha 286 pessoas para cirurgias de catarata
Avaliação oftalmológica foi realizada por médicos do Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (Ipepo), parceiro da Prefeitura
Texto e foto: Cecília Figueiredo
Nesta quarta-feira (2) o Hospital Dia São Miguel – Rede Hora Certa recebeu 286 pacientes que aguardavam por cirurgia de catarata. “Este é um balanço preliminar da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRSL). A ação é parte do plano municipal ‘Mais cirurgia, menos tempo de espera’, lançado pela Prefeitura para agilizar a fila de espera por cirurgias eletivas, onde o paciente não necessita de leito pré e pós-operatório”, explicou Claudia Afonso, coordenadora Regional de Saúde Leste.
Os 286 usuários de Unidades Básicas de Saúde de Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel, foram escolhidos pelo critério da faixa etária. Todos têm mais de 60 anos e indicação cirúrgica de catarata. Ao chegar no Hospital Dia São Miguel – Rede Hora Certa eles receberam orientação de técnicos no atendimento preparatório para dilatação das pupilas e exames para certificação da catarata, bem como o retorno para a preparação cirúrgica.
Avaliação oftalmológica
A avaliação oftalmológica foi realizada por médicos do Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (Ipepo), parceiro da Prefeitura em consultas, exames e cirurgias oftalmológicas no Hospital Dia São Miguel Paulista – Rede Hora Certa.
Maria Pereira de Souza, de 74 anos, da Cohab Teotônio Vilela, em São Mateus, aguardava havia seis meses para ser chamada para a cirurgia. O tempo foi alongado pelo fato de Maria – segundo seu bisneto - ter sido internada com pneumonia.
A médica Priscila Almeida, que atendeu Maria, orienta procedimentos para compensar os níveis de diabetes e hipertensão, antes de ela ser submetida à cirurgia. “De cem pacientes que atendi hoje, aproximadamente 30% dos casos de catarata estavam associados a retinopatias diabética e hipertensiva, e uns 10% a glaucoma também”, disse a especialista.
Maria de Lourdes Barbosa, encaminhada pela UBS Santa Luzia, em Guaianases, aprovou a iniciativa. “Estava aguardando desde outubro do ano passado. No dia 30 passado me ligaram para eu vir a essa consulta aqui no Hospital Dia e só posso agradecer. Fui muito bem tratada e retornarei daqui a alguns dias para a preparação”, comemorou a paciente.
‘Achei ótimo o atendimento’
Houve quem agradecesse pela oportunidade oferecida a outros amigos. Conceição Aparecida da Costa, da UBS Nossa Senhora Aparecida, em Itaquera, foi um desses casos. “Estou acompanhando o Paulo, meu vizinho, que teve AVC e está com catarata. Achei ótimo o atendimento. É disso que a gente esta precisando: gente que cuide da gente”, afirmou.
O técnico eletrônico aposentado Anésio Mateus Gonçalves disse que fazia tratamento no Hospital das Clínicas, mas há dois meses passou a sentir mais dificuldade para enxergar. “Estou achando ótima essa iniciativa. Não imaginava que poderia operar tão rápido e tudo perto de casa e num mesmo lugar, fazendo os exames, consulta e cirurgia”, disse o morador de Ponte Rasa. Maria de Favari Biajoli, de 70 anos e moradora de São Mateus, disse que retornará no próximo dia 16, às 15h, para realizar os exames pré-cirúrgicos.
A aposentada Ivanete Silva Prates, de 79 anos, esteve em outros serviços, no entanto o valor cobrado para realizar a cirurgia superava suas possibilidades, R$ 4.400,00. “Eu estava aguardando há três meses para operar, mas estou bem satisfeita de ter sido chamada. Estou com muita fé em resolver meu problema de visão, voltar a enxergar. Nunca fui tão bem tratada como estou sendo aqui e não teria como pagar um atendimento particular”, disse Ivanete.
Aprimoramento
De acordo com a médica e coordenadora do Hospital Dia São Miguel – Rede Hora Certa Nilza Piassi Bertelli, a ação possibilitou aprimorar o atendimento. “Conseguimos identificar pacientes graves que necessitavam atendimento urgente pra não perder a visão”, detalhou.
Na próxima segunda-feira (7), 30 dos 286 pacientes já serão operados de catarata. Nas próximas quartas-feiras (9 e 16), 246 serão orientados para a cirurgia. São os casos que passarão por exames preparatórios de biometria, retração, exame para doença de glaucoma, doença de retina e pterígio (uma formação carnosa que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal). Outras 10 pessoas presentes na ação desta quarta-feira foram avaliadas e dispensadas da indicação cirúrgica.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk