Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2015 | Horário: 13:14
Compartilhe:

Hospital Dia São Miguel encaminha 286 pessoas para cirurgias de catarata

Usuários da zona Leste se beneficiam do plano ‘Mais cirurgia, menos tempo de espera’

Avaliação oftalmológica foi realizada por médicos do Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (Ipepo), parceiro da Prefeitura

 

Texto e foto: Cecília Figueiredo

Nesta quarta-feira (2) o Hospital Dia São Miguel – Rede Hora Certa recebeu 286 pacientes que aguardavam por cirurgia de catarata. “Este é um balanço preliminar da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRSL). A ação é parte do plano municipal ‘Mais cirurgia, menos tempo de espera’, lançado pela Prefeitura para agilizar a fila de espera por cirurgias eletivas, onde o paciente não necessita de leito pré e pós-operatório”, explicou Claudia Afonso, coordenadora Regional de Saúde Leste.

Os 286 usuários de Unidades Básicas de Saúde de Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel, foram escolhidos pelo critério da faixa etária. Todos têm mais de 60 anos e indicação cirúrgica de catarata. Ao chegar no Hospital Dia São Miguel – Rede Hora Certa eles receberam orientação de técnicos no atendimento preparatório para dilatação das pupilas e exames para certificação da catarata, bem como o retorno para a preparação cirúrgica.

Avaliação oftalmológica

A avaliação oftalmológica foi realizada por médicos do Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (Ipepo), parceiro da Prefeitura em consultas, exames e cirurgias oftalmológicas no Hospital Dia São Miguel Paulista – Rede Hora Certa.

Maria Pereira de Souza, de 74 anos, da Cohab Teotônio Vilela, em São Mateus, aguardava havia seis meses para ser chamada para a cirurgia. O tempo foi alongado pelo fato de Maria – segundo seu bisneto - ter sido internada com pneumonia.

A médica Priscila Almeida, que atendeu Maria, orienta procedimentos para compensar os níveis de diabetes e hipertensão, antes de ela ser submetida à cirurgia. “De cem pacientes que atendi hoje, aproximadamente 30% dos casos de catarata estavam associados a retinopatias diabética e hipertensiva, e uns 10% a glaucoma também”, disse a especialista.

Maria de Lourdes Barbosa, encaminhada pela UBS Santa Luzia, em Guaianases, aprovou a iniciativa. “Estava aguardando desde outubro do ano passado. No dia 30 passado me ligaram para eu vir a essa consulta aqui no Hospital Dia e só posso agradecer. Fui muito bem tratada e retornarei daqui a alguns dias para a preparação”, comemorou a paciente.

‘Achei ótimo o atendimento’

Houve quem agradecesse pela oportunidade oferecida a outros amigos. Conceição Aparecida da Costa, da UBS Nossa Senhora Aparecida, em Itaquera, foi um desses casos. “Estou acompanhando o Paulo, meu vizinho, que teve AVC e está com catarata. Achei ótimo o atendimento. É disso que a gente esta precisando: gente que cuide da gente”, afirmou.

O técnico eletrônico aposentado Anésio Mateus Gonçalves disse que fazia tratamento no Hospital das Clínicas, mas há dois meses passou a sentir mais dificuldade para enxergar. “Estou achando ótima essa iniciativa. Não imaginava que poderia operar tão rápido e tudo perto de casa e num mesmo lugar, fazendo os exames, consulta e cirurgia”, disse o morador de Ponte Rasa. Maria de Favari Biajoli, de 70 anos e moradora de São Mateus, disse que retornará no próximo dia 16, às 15h, para realizar os exames pré-cirúrgicos.

A aposentada Ivanete Silva Prates, de 79 anos, esteve em outros serviços, no entanto o valor cobrado para realizar a cirurgia superava suas possibilidades, R$ 4.400,00. “Eu estava aguardando há três meses para operar, mas estou bem satisfeita de ter sido chamada. Estou com muita fé em resolver meu problema de visão, voltar a enxergar. Nunca fui tão bem tratada como estou sendo aqui e não teria como pagar um atendimento particular”, disse Ivanete.

Aprimoramento

De acordo com a médica e coordenadora do Hospital Dia São Miguel – Rede Hora Certa Nilza Piassi Bertelli, a ação possibilitou aprimorar o atendimento. “Conseguimos identificar pacientes graves que necessitavam atendimento urgente pra não perder a visão”, detalhou.

Na próxima segunda-feira (7), 30 dos 286 pacientes já serão operados de catarata. Nas próximas quartas-feiras (9 e 16), 246 serão orientados para a cirurgia. São os casos que passarão por exames preparatórios de biometria, retração, exame para doença de glaucoma, doença de retina e pterígio (uma formação carnosa que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal). Outras 10 pessoas presentes na ação desta quarta-feira foram avaliadas e dispensadas da indicação cirúrgica.

 

collections
Galeria de imagens