Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2015 | Horário: 13:34
Compartilhe:

Craniopuntura de Yamamoto ajuda no tratamento de dores ligadas ao sistema neurológico

Técnica de acupuntura está disponível em Unidades Básicas de Saúde

 Por Tânia Regina e Letícia Gomes


Ao longo dos anos, a acupuntura - prática terapêutica milenar oriental conhecida pela introdução de agulhas em pontos específicos do corpo para o tratamento de dores ou doenças - vem ganhando novas técnicas. Uma delas é a Craniopuntura de Yamamoto.


Praticada no Brasil desde 2004, a técnica foi criada há 40 anos, no Japão, pelo médico anestesista Toshikatsu Yamamoto. Ela difere de outras práticas da acupuntura por introduzir agulhas em regiões específicas do crânio – os microssistemas, que foram descobertos justamente pelo anestesista.


Técnica eficaz


De acordo com Emílio Telesi, médico e acupunturista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Craniopuntura de Yamamoto pode ser usada para o tratamento de qualquer tipo de dor. “É muito eficaz em dores causadas por bursite e tendinite, entre outras. No geral, são dores ligadas ao sistema neurológico”, afirma.
Ao contrário do tratamento tradicional para essas dores, para fazer a Craniopuntura não é necessário exame prévio. “O paciente fica sentado em uma cadeira com as agulhas. Não é preciso deitar para a aplicação”, disse Telesi.


A técnica japonesa está disponível em 43 Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Neste ano realizamos dois cursos que capacitaram cerca de 60 médicos”, diz Telesi. A intenção da SMS é que esse número aumente no próximo, já que outros cursos de capacitação serão organizados. Informações sobre as unidades que oferecem acupuntura podem ser obtidas na UBS de referência.

 

collections
Galeria de imagens