Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2015 | Horário: 14:30
Compartilhe:

Participantes da 15ª Conferência Nacional de Saúde defendem SUS justo e de qualidade

Evento foi fruto de 5 mil conferências municipais

 A plenária de abertura da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada nesta terça-feira (1º), em Brasília, foi marcada pela manifestação popular em busca de compromissos por um Sistema Único de Saúde (SUS) mais justo e com atendimento de qualidade. Com apresentações musicais e poéticas, a plenária marcou a abertura da mais importante data do calendário da saúde, que acontece a cada quatro anos e reúne profissionais, gestores da saúde pública e usuários do SUS.


Em seu discurso de abertura, o ministro Marcelo Castro ressaltou a importância da participação popular para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro. “O Conselho Nacional de Saúde é a participação viva da sociedade nas decisões tomadas pelo Estado no interesse geral da saúde. É a participação popular no exercício do poder político”, destacou o ministro. “As conferências são a expressão da força da sociedade, eventos de grande relevância social e democrática. É preciso citar a 8ª Conferência, em que as bases para a criação do SUS foram estabelecidas”, disse.

A 15ª CNS é a etapa central de um processo que mobilizou ao longo de 2015 mais de 1 milhão de brasileiros em todo o país, segundo informou a presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza. De acordo com ela, foram realizadas 5 mil conferências municipais desde abril. Dezessete estados mobilizaram 100% de seus municípios em torno dos oito eixos temáticos da conferência, com discussões que resultaram em mais de mil propostas trazidas ao fórum central de debates.
Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, a 15ª CNS receberá, até sexta-feira (4), diversas mesas de debates e grupos de trabalho, além de tendas de cuidados, atividades paralelas, exposições e agendas culturais.

Avanços na saúde pública

Criadas em 1937, as conferências de saúde têm desempenhado um importante papel nos avanços alcançados pela saúde pública brasileira. As bases para a criação do SUS foram estabelecidas na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e depois consolidadas na Constituição Federal de 1988. Importantes estratégias de saúde pública do país, como SAMU, Rede Cegonha e programa Saúde da Família tiveram suas sementes lançadas em conferências nacionais.


Mais de 4 mil pessoas devem participar da conferência, sendo 3.248 delegados eleitos nas etapas estaduais e municipais. Até sexta-feira, 28 grupos de trabalho debaterão as propostas definidas nas etapas preparatórias da conferência, produzidas em plenárias populares regionais, em conferências municipais e estaduais e nas conferências livres realizadas desde abril em todo o país.


Fonte: Blog da Saúde

collections
Galeria de imagens