Secretaria Municipal da Saúde
Secretário visita AMA/UBS São Jorge e Paulo VI
Padilha conversou com pacientes, recebeu elogios e reclamações e reservou um tempo para ouvir as reinvindicações dos moradores da região
Por Cristiane Guterres
Foto: Edson Hatakeyama
Na manhã desta quinta-feira (3) o secretário municipal de Saúde Alexandre Padilha visitou as unidades AMA/UBS integradas São Jorge e Paulo VI (zona Oeste). Acompanhado de representantes da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste), da Supervisão Técnica de Saúde Butantã e de membros do conselho gestor da região, Padilha conversou com pacientes, recebeu elogios e reclamações e reservou um tempo para ouvir as reinvindicações dos moradores da região.
As unidades visitadas foram recentemente reformadas. No segundo semestre de 2014 passaram por obras de melhoria dos itens de acessibilidade (placas de orientação em braile, rampa de acesso para cadeirantes e banheiros adaptados para pessoas com deficiência). Também houve a construção de nova área de convivência externa para a realização de reuniões e grupos terapêuticos, espaços para implantação de brinquedotecas e novas salas de atendimento.
‘Sou sempre bem atendida’
A UBS São Jorge foi uma das primeiras unidades de saúde do Butantã. Em 2016 completa 40 anos. Dona Zená é moradora do bairro e, com orgulho, contou ao secretário que é a primeira paciente cadastrada na unidade. “Há 40 anos, quando foi inaugurar, eu já estava lá na mesa para fazer o meu cartão. Naquela época era difícil, mas agora, mesmo com alguns probleminhas, é melhor e eu sou sempre bem atendida” conta Dona Zená.
Quando foi implantada, em 1976, a UBS era uma unidade de pronto atendimento. Hoje está integrada à AMA São Jorge, inaugurada em 2008. Diariamente são atendidas na unidade integrada cerca de 700 pessoas.
Já a UBS Paulo VI é mais jovem. Completou 20 anos em 2015. Após a reforma que ocorreu no ano passado ela está integrada à AMA Paulo VI. A integração foi realizada para propiciar à população melhor qualidade nos serviços prestados. A AMA é uma unidade de pronto-atendimento de média e baixa complexidade. Com ela o paciente não precisa procurar um pronto-socorro ou um hospital para solucionar casos que não sejam tão graves.
A UBS é uma unidade para realizar o acompanhamento deste paciente e, juntos, os dois serviços (AMA e UBS) se complementam, oferecendo um atendimento pleno e mais resolutivo ao paciente.
Somando os atendimentos médicos das duas unidades São Jorge e Paulo VI, do início do ano de 2015 até setembro, foram mais de 60 mil consultas realizadas. Ambas atendem no modelo Estratégia Saúde da Família, que aproxima a UBS do paciente com visitas domiciliares periódicas do agente comunitário de saúde e dos profissionais como o médico e o enfermeiro.
Chamamento
Durante a visita, Padilha explicou à população que a região do Butantã está passando pelo chamamento público para seleção de uma nova Organização Social de Saúde que administrará as unidades em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Padilha, até o final do mês de março o processo para a seleção desta organização estará finalizado.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk